Novas etiquetas energéticas chegam segunda-feira

A nova etiqueta pretende ajudar a identificar mais facilmente os eletrodomésticos mais eficientes.

© DR

As novas etiquetas energéticas, mais simples e com um regresso à escala de A (mais eficiente) a G (menos eficiente), estão disponíveis ao consumidor já a partir de segunda-feira, 1 de março.

Em comunicado conjunto, a Deco Proteste e a ADENE – Agência para a Energia explicam que as novas etiquetas vão estar disponíveis em equipamentos como frigoríficos, máquinas de lavar e televisores, entre outros, quer em lojas físicas, quer nas vendas online.

No que diz respeito às lâmpadas, só a partir de 1 de setembro é que passarão a usar, também esta nova etiqueta energética.

Pelo caminho ficaram as classes A+, A++ e A+++. “Nesta mudança os procedimentos de ensaio e de cálculo da eficiência energética de alguns produtos foram revistos, as classes energéticas da antiga etiqueta foram reescalonadas e a etiqueta tem um novo grafismo”, destaca o comunicado, que acrescenta: “Outra inovação é a existência de um código QR na etiqueta que direciona o consumidor para a Base de Dados de Produtos Europeia e pictogramas, novos ou revistos, com mais informações sobre o desempenho e as características específicas dos produtos”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?