Novembro com indícios de recuperação nas exportações do setor têxtil e vestuário
Em novembro, o setor têxtil e vestuário exportou 503 milhões de euros, registando uma quebra de cerca de 1% em valor, face ao mês homólogo do ano 2022.
Embora as exportações de matérias têxteis tivessem ainda ficado no vermelho (-11%), o vestuário e os têxteis-lar e outros têxteis confecionados recuperaram, tendo registado, respetivamente, 2% e 9% de crescimento, anuncia a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, sediada em Vila Nova de Famalicão.
Inclusive, acrescenta a associação, também em volume se registou um crescimento nas exportações de têxteis-lar e outros têxteis confecionados (+6%) e uma melhoria, apesar de ainda negativa, nas exportações de vestuário (-1%).
Em novembro, Itália foi o destino que mais cresceu em valor, com mais 6 milhões de euros (equivalente a +16%) e os EUA os que registaram a maior quebra, com -4,4 milhões de euros, (equivalente a -11%).
Para Espanha o setor exportou -9% em volume, mas mais 4% em valor, tendo desta forma aumentado o preço médio por quilo exportado.
Em valor acumulado, até novembro, Portugal exportou 5.396 milhões de euros, o que significa uma quebra de 5% face ao período homólogo de 2022.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
Domingos Bragança concorda que o concelho precisa de uma agência para a captação de investimento, mas já não vai acontecer nos meses que lhe restam como presidente da Câmara.
Outubro 15, 2024
Ao serviço da Seleção Nacional de Sub-18, Afonso Meireles participou na conquista do Torneio das Quatro Nações. O médio vitoriano foi chamado em todos os jogos, tendo sido titular no segundo e terceiro duelos.
Outubro 15, 2024
Cerca de 80 pessoas marcaram presença no jantar do Primeiro Aniversário do Clube Atlético Santa Marinha da Costa realizado na Penha na noite do passado sábado, 12 de outubro.