Novos sinais de trânsito e informação em vigor a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, as estradas portuguesas contarão com novos sinais de trânsito. Esse é o dia em que entram em vigor as alterações ao novo Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST). Há novos sinais de zonas residenciais e de coexistência de viaturas e peões (onde a velocidade é de 30 km/h), bem como de informação, para além de novos símbolos de indicação cultural, ecológica, geográfica e turística.

© ANSR

Uma das grandes novidades é, também, a criação das zonas de emissões reduzidas (ZER), onde não poderão circular veículos cujos valores sejam superiores a um nível definido por cada município.  
“A implementação destas zonas, de uma forma tecnicamente suportada, contribui para a melhoria da segurança rodoviária dentro das localidades, nomeadamente dos utilizadores vulneráveis”, lê-se no site da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR).

© ANSR

Quanto às marcas de sinalização no pavimento, foram introduzidas as suas dimensões com vista “à sua uniformização”.

Na nova sinalização de perigo, destaque ainda para os sinais para a presença de linces-ibéricos ou de anfíbios.

Os novos sinais de obrigação incluem um que indica uma via obrigatória para motociclos e uma via reservada a veículos com alta taxa de ocupação. Assim, haverá vias dedicadas a veículos com mais de um passageiro a bordo.  A representação gráfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e dos sinais luminosos também foi alterada.

A representação gráfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e dos sinais luminosos também foi alterada.

© ANSR
© ANRS
© ANSR

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?