Nuno Melo pede resposta implacável ao ataque ao Padrão de São Lázaro
Ministro da Defesa fez uma publicação na rede X (antigo Twitter), em que fala de “um ato criminoso, execrável e abominável".

“O ataque ao Padrão de S. Lázaro em Guimarães, comemorativo da vitória em Aljubarrota, foi um acto criminoso, execrável e abominável contra uma peça única do património nacional e a identidade de todo um povo, que reclama uma resposta implacável no plano policial e judicial”, lê-se na publicação de Nuno Melo, feita na manhã desta quinta-feira, 01 de agosto.
O Padrão de D. João I, também referido como Padrão de Aljubarrota e Padrão de São Lázaro, monumento do século XVI, foi parcialmente destruído na noite da passada terça-feira, dia 30 de julho.
O padrão, classificado como monumento nacional desde 1910, localiza-se ao fundo da rua D. João I, em Guimarães. Desconhecem-se, até ao momento, as circunstâncias que envolveram o incidente, estando a decorrer as investigações.
Os pedaços do Padrão foram recolhidos por elementos da Câmara Municipal, que os colocaram à guarda do CIAJG – Centro Internacional José de Guimarães.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 1, 2025
Hugo Soares, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo de Braga, iniciou esta quarta-feira a sua pré-campanha com uma visita à Unidade de Saúde Familiar (USF) de Moreira de Cónegos, em Guimarães.
Maio 1, 2025
Paulo Lopes Silva, candidato a deputado pelo Partido Socialista às legislativas de 18 de maio, criticou duramente o PSD por, segundo ele, "elogiar obras realizadas por governos socialistas que apenas inauguraram", numa reação à visita de candidatos sociais-democratas ao Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, realizada nesta quarta-feira, 30 de abril.
Maio 1, 2025
Na estreia em torneios Challenger, os jovens Gonçalo Castro (16 anos) e Salvador Monteiro (17 anos) esbarraram na experiência dos alemães Mark Wallner e Jakob Schnaitter (top 60 da variante) e perderam pelos parciais de 6-3 e 6-1.