O autoconsumo e dicas de poupança em tempos de quarentena

por Gonçalo Santos
Departamento de comunicação & SEO – Selectra Portugal

Numa altura em que praticamente todo o país está em quarentena, é normal que as faturas da eletricidade, água ou aquecimento aumentem, já que passamos muito mais tempo em casa, o que faz aumentar o consumo neste tipo de serviços. Poupar na conta da luz é, portanto, uma das prioridades durante este confinamento, pois é dos serviços que mais desiquilibrios fazer nas finanças dos consumidores.

Os conselhos e as boas práticas para a poupança energética poderão ser muitos, no entanto já ouviu falar no autoconsumo?

Efetivamente é um bom momento para pensar em aquirir um sistema de autoconsumo, que além de lhe oferecer uma elevada redução nos gastos com as contas da energia, também ajuda a contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Em que consiste o autoconsumo?

O autoconsumo é uma forma de consumir eletricidade que se abastece através de uma rede centralizada e unilateral contectadas a uma pequena potência alimentada por fontes de energia renováveis. Desta forma, o próprio utilizador é capaz de produzir recursos de uma maneira livre de impostos e ilimitada.

Este sistema garante uma total autonomia face à rede elétrica convencional, permitindo gastar exatamente a energia que se necessita, não havendo desperdicio. Este ponto é fulcral pois permite uma notória redução dos valores pagos pela eletricidade e gás. Estima-se que uma casa pode obter reduções de eletricidade de cerca de 50% a 60%.

De facto, este tipo de instalação pode ser um pouco mais caro que contratar eletricidade através de uma companhia elétrica. No entanto apesar do investimento inicial, com o passar do tempo, terá um retorno desse investimento através das poupança e eficiencia energética conseguida. Além disto, como já se referiu, o autoconsumo contribui para uma atmosfera mais limpa e responsável com o medio ambiente.

Do autoconsumo nascem os panéis solares, o sistema mais cómodo e conhecido no mercado das energas renováveis. O seu mecanismo é bastante simples: os panéis fotovoltaicos recolhem a radiação solar para transformá-la em consumo elétrico no lar. Por isso, é que devem ser instalados no exterior para que possam captar de forma óptima a energia gerada pelo sol.

Vantagens do autoconsumo

• As diferentes formas de recolher energia renovável, como é o caso dos painéis solares, captam de uma forma muito simples.

• Recolhe todos os beneficios oferecidos pelas energias renováveis: recursos gratuitos e inesgotáveis procedentes da natureza.

• Oferece, neste sentido, uma poupança que pode ascender a 70% da energia, o que permite uma grande redução da fatura luz.

• Produz uma energia mais responsável e menos contaminante para o meio ambiente; Ajuda a combater o efeito de estufa que outros combustiveis, como o gasóleo ou o petróleo provocam devido à sua sobrexploração.

• Garante a independência energética. O utilizador tanto pode usar a rede elétrica convencional e ao mesmo tempo disfrutar das vantangens do autoconsumo.

É certo que o sistema de autoconsumo ainda não está presente em todos os lares, pelo que, como já mencionado neste artigo, poupar na energia é uma das prioridades, principalmente em tempos de quarentena.

Desta forma fique com alguns conselhos de como poupar luz durante a quarentena:

Não deixe aparelhos em Standby. Neste momento o teletrabalho faz parte do dia a dia de grandes parte de nós, pelo que, retire da ficha elétrica todos os equipamentos que não vai usar quando terminar a sua jornada laboral.

Utilize energia de forma eficiente. Se não tem eletrodomésticos de baixo consumo e não pensa comprar nenhum, nesta altura em que está a realizar receitas novas e a explorar a sua criatividade na cozinha, utilize sempre panelas e frigideiras tapadas para manter o calor mais tempo. Também pode apagar uns minutos antes a vitrocerâmica e aproveitar o calor restante para terminar de cozinhar.

Ajuste a potência contratada e compare preços. É importante que tenha uma potência contratada com base nos seus hábitos de consumo, para que não pague mais por isso. Se não está familiarizado com estes termos, e se pretende uma análise das tarifas praticadas no mercado livre de energia, saiba que existem vários comparadores de tarifas, como a Selectra, que lhe poderão ajudar de forma totalmente gratuita.

Ventilação durante as horas de sol. Estando mais tempo em casa, e importante que o ar da sua casa seja renovado. Assim, nos dias de sol abra as janelas pelo menos 10 minutos. Tente não ultrapassar este tempo, pois as temperaturas ainda são baixas em muitas localidades, o que fará da sua casa um pouco mais fria, com necessidade de ligar algum tipo de aquecimento e consequentemente gastar mais eletricidade.

Programe a temperatura. Se tem um sistema de aquecimento, saiba que a temperatura recomendada são 21 °C. Cada grau que aumenta, representa 7% do gasto de energia. Se tiver que sair de casa, e quiser manter uma boa temperatura, reduza para os 15 °C e os 17 °C.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?