O Desafio Europeu e a Falta de Respeito da Liga Portugal
Em busca do sonho europeu. Estamos às portas de um feito histórico para o nosso Vitória Sport Clube. Depois da brilhante exibição no nosso Estádio D. Afonso Henriques, onde vencemos o HŠK Zrinjski Mostar por 3-0, aproximamo-nos de alcançar algo que nunca foi feito por um clube português: entrar na fase de grupos da Liga Conference.
O apoio e a paixão dos nossos adeptos foram cruciais nesse jogo e agora, mais do que nunca, precisamos da mesma força enquanto os nossos Conquistadores se preparam para a deslocação à Bósnia. O caminho não será fácil, sabemos disso, mas o Vitória está habituado a batalhas difíceis.
Somos uma cidade e um clube de Conquistadores, e esta é mais uma prova de fogo para o nosso sonho europeu. Aos nossos jogadores, deixo aqui o meu apelo: lutem até ao último minuto, joguem como sempre, com o coração e com a alma que caracterizam este clube. A cidade está convosco, e com o vosso esforço, estamos certos de que este sonho pode tornar-se realidade. Rumo à fase de grupos!
Uma Liga de Interesses
Enquanto nos preparamos para a segunda mão na Bósnia, não posso deixar de expressar a minha indignação com a postura da Liga Portugal. Como é possível que, num mês tão decisivo para o futebol português, o Vitória SC não tenha visto adiado nenhum dos seus jogos? Estamos a competir em duas frentes, lutamos pela dignidade do clube e, indiretamente, pelo prestígio do futebol português na Europa.
No entanto, a nossa equipa já foi forçada a jogar com menos de 48 horas de descanso entre partidas, um esforço hercúleo que só tem prejudicado o nosso rendimento físico e, consequentemente, as nossas hipóteses de sucesso. Pergunto: é assim que a Liga Portugal pretende defender os clubes portugueses nas competições europeias? É desta forma que queremos elevar o nome de Portugal no ranking da UEFA? Enquanto outros países priorizam as suas equipas em momentos decisivos, oferecendo-lhes condições justas para competir ao mais alto nível, a nossa Liga prefere colocar entraves.
O Vitória SC, como tantos outros clubes, representa o país nestas competições, e deveria merecer, pelo menos, a consideração de um calendário que lhe permitisse lutar em condições iguais. Se queremos que Portugal continue a ser respeitado no panorama do futebol europeu, estas questões têm de ser revistas.
Um Futebol para todos
O futebol é paixão, é emoção, e é, acima de tudo, para ser vivido por todos, em família. Concordo plenamente com as palavras do nosso Presidente, António Miguel Cardoso, quando afirmou que o futebol deve ser um espaço de inclusão, onde pais, filhos e avós possam partilhar momentos inesquecíveis juntos, nas bancadas, a apoiar as suas equipas.
Infelizmente, os acontecimentos no final do jogo em Vila das Aves mancharam aquilo que deveria ter sido uma festa. A atuação da GNR foi desproporcional e inaceitável.
Ver adeptos vitorianos, muitos deles acompanhados pelas suas famílias, serem vítimas de agressões, é algo que não podemos aceitar. E o que é mais grave: a Liga Portugal mantém-se em silêncio. Não é a primeira vez que isto acontece e, ao que parece, não será a última. Se queremos um futebol para todos, onde o respeito e a segurança estejam acima de qualquer disputa, a Liga Portugal tem de ser parte da solução e não ficar indiferente a estas situações.
Não podemos permitir que os adeptos, a verdadeira alma do futebol, sejam tratados desta forma. As agressões que os nossos adeptos sofreram nas Aves não podem ser varridas para debaixo do tapete. Exigimos respostas e medidas que garantam que episódios como este não voltem a acontecer. Viva o Vitória!
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 20, 2024
Presidente da Câmara admitiu que os processo na zona classificada pela UNESCO são mais demorados, mas afirmou que este caso já estava despachado.
Setembro 20, 2024
Na antevisão da partida frente aos dragões, este sábado às 18h00 no D. Afonso Henriques, o treinador Rui Borges deu conta de uma equipa motivada e atenta às características do adversário, garantindo que o grupo tudo fará para que os três pontos sejam somados no regresso aos jogos em casa. Na véspera de celebrar mais um aniversário, o Vitória SC quer dar mais uma alegria aos adeptos.
Setembro 20, 2024
No próximo dia 28 de setembro, a partir das 17h30, decorrerá no quartel a Sessão Solene de tomada de posse do novo comandante da corporação, Luís Andrade e, simultaneamente, a passagem ao Quadro de Honra do comandante Bento Marques.