O Desafio Europeu e a Falta de Respeito da Liga Portugal

Em busca do sonho europeu. Estamos às portas de um feito histórico para o nosso Vitória Sport Clube. Depois da brilhante exibição no nosso Estádio D. Afonso Henriques, onde vencemos o HŠK Zrinjski Mostar por 3-0, aproximamo-nos de alcançar algo que nunca foi feito por um clube português: entrar na fase de grupos da Liga Conference.

© Joel Ferreira

O apoio e a paixão dos nossos adeptos foram cruciais nesse jogo e agora, mais do que nunca, precisamos da mesma força enquanto os nossos Conquistadores se preparam para a deslocação à Bósnia. O caminho não será fácil, sabemos disso, mas o Vitória está habituado a batalhas difíceis.

Somos uma cidade e um clube de Conquistadores, e esta é mais uma prova de fogo para o nosso sonho europeu. Aos nossos jogadores, deixo aqui o meu apelo: lutem até ao último minuto, joguem como sempre, com o coração e com a alma que caracterizam este clube. A cidade está convosco, e com o vosso esforço, estamos certos de que este sonho pode tornar-se realidade. Rumo à fase de grupos!

Uma Liga de Interesses

Enquanto nos preparamos para a segunda mão na Bósnia, não posso deixar de expressar a minha indignação com a postura da Liga Portugal. Como é possível que, num mês tão decisivo para o futebol português, o Vitória SC não tenha visto adiado nenhum dos seus jogos? Estamos a competir em duas frentes, lutamos pela dignidade do clube e, indiretamente, pelo prestígio do futebol português na Europa.

No entanto, a nossa equipa já foi forçada a jogar com menos de 48 horas de descanso entre partidas, um esforço hercúleo que só tem prejudicado o nosso rendimento físico e, consequentemente, as nossas hipóteses de sucesso. Pergunto: é assim que a Liga Portugal pretende defender os clubes portugueses nas competições europeias? É desta forma que queremos elevar o nome de Portugal no ranking da UEFA? Enquanto outros países priorizam as suas equipas em momentos decisivos, oferecendo-lhes condições justas para competir ao mais alto nível, a nossa Liga prefere colocar entraves.

O Vitória SC, como tantos outros clubes, representa o país nestas competições, e deveria merecer, pelo menos, a consideração de um calendário que lhe permitisse lutar em condições iguais. Se queremos que Portugal continue a ser respeitado no panorama do futebol europeu, estas questões têm de ser revistas.

Um Futebol para todos

O futebol é paixão, é emoção, e é, acima de tudo, para ser vivido por todos, em família. Concordo plenamente com as palavras do nosso Presidente, António Miguel Cardoso, quando afirmou que o futebol deve ser um espaço de inclusão, onde pais, filhos e avós possam partilhar momentos inesquecíveis juntos, nas bancadas, a apoiar as suas equipas.

Infelizmente, os acontecimentos no final do jogo em Vila das Aves mancharam aquilo que deveria ter sido uma festa. A atuação da GNR foi desproporcional e inaceitável.

Ver adeptos vitorianos, muitos deles acompanhados pelas suas famílias, serem vítimas de agressões, é algo que não podemos aceitar. E o que é mais grave: a Liga Portugal mantém-se em silêncio. Não é a primeira vez que isto acontece e, ao que parece, não será a última. Se queremos um futebol para todos, onde o respeito e a segurança estejam acima de qualquer disputa, a Liga Portugal tem de ser parte da solução e não ficar indiferente a estas situações.

Não podemos permitir que os adeptos, a verdadeira alma do futebol, sejam tratados desta forma. As agressões que os nossos adeptos sofreram nas Aves não podem ser varridas para debaixo do tapete. Exigimos respostas e medidas que garantam que episódios como este não voltem a acontecer. Viva o Vitória!

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES