O DIA MUNDIAL DA PNEUMONIA ASSINALA-SE A 12 DE NOVEMBRO.

Este dia celebra-se desde 2009, com o objetivo de consciencializar o mundo sobre a principal causa de morte nas crianças com menos de 5 anos.

A pneumonia causa mais mortes do que a malária, HIV, zika, tuberculose e ébola em conjunto.

O tema do Dia Mundial da Pneumonia 2016 é “Mantenha a promessa. Pare a pneumonia agora.” O tema faz alusão à necessidade de cumprir com os objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU, através da travagem da pneumonia.

Apesar de ser um dos males mais facilmente prevenidos na saúde mundial (através da vacinação), de 20 em 20 segundos morre uma criança vítima de pneumonia. Cerca de 99% dos óbitos derivados da pneumonia registam-se em países em desenvolvimento.

Um simples tratamento com antibióticos, que custa menos de 1 euro, é capaz de curar a pneumonia se for iniciado suficientemente cedo.

A doença mata três milhões de pessoas por ano, contando cerca de 476 mil mortes infantis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Desde 2000 que o número anual de morte de crianças com esta doença comum diminui para metade, existindo um plano para ainda o diminuir mais.

Fonte: Calendarr

Foto: DR

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?