O futuro, que sobretudo aos jovens pertence
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesNo final de fevereiro, decorreu na cidade berço o Encontro Nacional da Juventude, evento que contou com a participação de 800 jovens de todo o país.
Nesta edição da Mais Guimarães damos voz a Rui Oliveira, presidente do Conselho Nacional da Juventude, que nos falou das principais preocupações dos jovens de hoje, assuntos que, naturalmente, foram debatidos no encontro.
Problemas no acesso à habitação, a igualdade, ou desigualdade na maior parte dos casos, a educação, o trabalho, o ambiente e a saúde foram os eixos centrais da discussão, e que mereceram reflexão.
Em Portugal, as decisões políticas, tomadas a maioria das vezes a pensar no imediatismo, no mandato, com propósitos eleitoralistas e de salvaguarda do poder, não têm melhorado as condições de vida dos nossos jovens, que se vêem obrigados a adiar projetos e sonhos. Ou a partir.
“O que queremos é que os jovens discutam e produzam ideias, que tenham voz. Os políticos estão cá para ouvir os jovens a falar sobre as suas propostas e não o contrário”, adiantou à Mais Guimarães. E nós esperamos que sim, e, que quem tem hoje o poder nas mãos, pense no futuro deste país, oiça os jovens e coloque em prática medidas que salvaguardem os seus direitos, que os ajudem a crescer.
De facto, é deveras importante que oiçamos os nossos jovens, que são aqueles que, naturalmente, construirão o nosso futuro.
Precisamos de reforçar a concretização dos direitos dos e das nossas jovens, e de promover a sua emancipação e desenvolvimento pessoal, tanto a nível económico, como social.
De reconhecer também os jovens como intervenientes fundamentais na construção e reforço da nossa democracia. Tratar bem dos nossos jovens é, no fundo, trabalhar no sentido de construir uma sociedade mais inclusiva, participativa e inovadora.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 23, 2024
Rui Borges expressou orgulho pelo desempenho da sua equipa no jogo desta segunda-feira apesar do empate. Em relação à especulação sobre a sua saída, o treinador do Vitória sublinhou que está totalmente focado no clube e que o seu contrato vai até 2026, afirmando estar feliz no cargo e preferindo manter o foco no trabalho com os jogadores.
Dezembro 23, 2024
O Vitória SC deixou escapar a vitória nos minutos finais, ao sofrer um golo de João Aurélio, num jogo marcado pela especulação sobre o futuro do treinador Rui Borges, que pode estar a caminho do Sporting.
Dezembro 23, 2024
A confirmar-se a ida para os minhotos, Luís Pinto dará o salto para o primeiro escalão apenas poucos meses, depois de se ter estreado nos campeonatos profissionais.