O Mundo dança no Campo de S. Mamede no encerramento do Fest’in Folk
O Campo de S. Mamede, junto ao emblemático Castelo de Guimarães, será na noite deste domingo, 10 de agosto, o palco da Gala de Encerramento do Fest’in Folk Corredoura – O Mundo Dança em Guimarães, encerrando uma semana dedicada à diversidade cultural e ao folclore mundial.

© CMG
Depois da Gala de Abertura, na sexta-feira, e da Gala do Folclore Nacional na noite de sábado, chega agora o momento de destaque para os seis grupos internacionais presentes nesta edição.
No entanto, a festa começa logo pela manhã, às 11h00, com uma celebração ecuménica na Igreja de São Francisco, reunindo todos os participantes num momento inter-religioso de união e paz.
À noite, pelas 21h30, as atenções concentram-se no Campo de S. Mamede, onde sobem ao palco o Ballet Argentino Caldén Gaucho (Argentina), a Compagnie Artistique Mien-Moh (Costa do Marfim), L’Etoile de L’Avenir (França), JDK “Ridze” (Letónia), Ballet Folklorico de Occidente (México) e o Dansensemble Phoenix (Países Baixos). O espetáculo culminará com o Ato de Clausura, marcando oficialmente o fim do festival.
Segundo Henrique Macedo, presidente do Grupo Folclórico da Corredoura, a organização do Fest’in Folk exige uma preparação cuidada ao longo de todo o ano. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, INATEL, empresas privadas e Junta de Freguesia, especialmente ao nível logístico. A Escola Martins Sarmento voltou a ser a base operacional, acolhendo alojamento, refeições e ensaios dos grupos.
Certificado pelo CIOFF Internacional, organismo reconhecido pela UNESCO, o festival cumpre critérios exigentes. Com uma década no formato atual, o Fest’in Folk Corredoura reforça o seu estatuto como um dos principais festivais de folclore em Portugal.