O QUERIDO MÊS DE AGOSTO EM GUIMARÃES
ANTÓNIO ROCHA E COSTA Analista Clínico
por ANTÓNIO ROCHA E COSTA
Analista Clínico
Longe vão os tempos em que, terminadas as Festas Gualterianas, Guimarães ficava à mercê dos poucos citadinos que não partiam para férias e dos emigrantes que todos os anos regressavam às origens. Hoje em dia tudo é diferente, e eu que o diga, pois pensava passar um Agosto tranquilo e de repente dei comigo num inferno. Desde já porque, exercendo a minha actividade profissional na rua Dr. José Sampaio, próximo do Parque das Hortas, deparei-me de um dia para o outro, com a rua cercada por uma vedação em arame e completamente esventrada. De notar que esta mesma rua foi intervencionada há cerca de ano e meio, tendo as obras nessa altura demorado largos meses, com todos os inconvenientes para os moradores e para aqueles que aí têm os seus negócios e as suas actividades. Mas que importância tem isso? – dirão as luminárias que elegemos de quatro em quatro anos e que se julgam donos absolutos do espaço citadino, nutrindo um completo desprezo pelos cidadãos e pelos dinheiros públicos. Dirão ainda que é para nosso bem e que tudo ficará mais bonito e asseado e tal e coisa, mas já há ano e meio, aquando da primeira intervenção, o discurso era o mesmo. Será incompetência ou vontade de desperdiçar o dinheiro dos contribuintes? E já agora, porque é que não esclarecem os munícipes sobre a necessidade desta segunda intervenção que ninguém entende?
A certa altura, senti necessidade de deixar esta rua fantasma e em estado de sítio e refugiar-me no Centro Histórico, fruindo o espaço das esplanadas beijadas pela brisa do fim de tarde. Tentativa vã, pois o Centro Histórico, por estes dias, foi completamente invadido por hordas de turistas, deambulando pela cidade de telemóvel ou máquina fotográfica em punho, fotografando tudo quanto é pedra ou fontanário e ocupando literalmente as esplanadas e os restaurantes.
Pode ser que à noite seja melhor – pensei eu. Mas qual quê? Quando finalmente consegui lugar, juntamente com uns amigos, numa esplanada do Largo da Oliveira, preparando-me para uma conversa amena, temperada por uma bebida refrescante, eis que as luzes se apagam e começa a sessão de cinema. É para o bem de todos – dizem. A populaça tem que ser instruída e se Maomé não vai à montanha, vem a montanha a Maomé.
Se as obras são para o nosso bem e o cinema é para o nosso bem, então porque é que protestamos, nós cidadãos ingratos? (interrogo-me eu).
De repente, vem-me à memória aquela história passada na antiga União Soviética, em que dois pioneiros (o equivalente aos nossos escuteiros) procuravam praticar a boa acção do dia, ajudando uma velhinha a atravessar a rua e a velhinha a espernear e a barafustar. Eis que passa alguém e pergunta o que estão a fazer à velhinha e eles respondem: estamos a ajudá-la a atravessar a rua e esse alguém volta a perguntar porque é que a velhinha reage assim, se é para bem dela, e os pioneiros respondem: É que ela não queria atravessar a rua…
Efectivamente, um Agosto assim é para esquecer e prometo que ninguém me apanhará em Guimarães durante este mês do Ano, em que os responsáveis desertam e deixam a cidade entregue à bicharada.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.