Obras de Nogueira da Silva são apresentadas na Universidade do Minho

Uma exposição de 27 pinturas de Nogueira da Silva está disponível para visita na Universidade do Minho, no centro de Braga, até ao dia 27 de agosto.

um-barra

Uma exposição de 27 pinturas do ilustrador Nogueira da Silva está disponível para visita na Universidade do Minho, no centro de Braga, até ao dia 27 de agosto.

Foto: Rui Dias

No âmbito da comemoração dos 50 anos da Universidade do Minho, a academia apresenta a exposição “Pelo Olhar… Obras da Coleção do Museu Nogueira da Silva” na Galeria do Paço – Reitoria da Universidade do Minho.

A coleção junta pinturas dos reis D. Pedro V e Luís XIV (protetor das artes), de cenários religiosos, de figuras femininas, de ambientes rústicos, entre outros. Além das pinturas, a exposição inclui livros relacionados com a pintura, com alusões a Leonardo da Vinci, Francisco de Holanda e Charles Baudelaire.

“As obras aqui apresentadas têm por base uma seleção onde o olhar se atende como elemento comum. Os protagonistas, pelos seus distintos olhares na representação pictórica, provocam aceções e estímulos que nos cativam e envolvem. Acedemos às obras fixando-nos numa contemplação cuidada, a desvelar tempos históricos que se tornam contemporâneos do nosso próprio olhar”, expressou António Gonçalves, diretor do Museu Nogueira da Silva.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES