Obras na Torre da Alfândega orçadas em 1.4 milhões de euros

A proposta será votada na reunião do executivo municipal da próxima quinta-feira, 21 de abril.

barra_torre_alfândega

Desde setembro de 2020 que estão suspensas as obras de requalificação da antiga Torre de Alfândega. Na altura, foram encontrados vestígios arqueológicos que obrigaram a uma paragem dos trabalhos, bem como a realizar alterações no projeto inicial.

© Direitos Reservados

O “projeto de adequação” à intervenção no edifício, classificado como Património Nacional, e cujas especificidades não estavam previstas no caderno de encargos anterior, motivou o lançamento de um novo procedimento concursal com as alterações sugeridas pelos técnicos da Câmara Municipal e da Direção Regional de Cultura de Norte.

O município pretende agora adjudicar a obra à Construções F.M. Magalhães, Lda, pelo valor de 1.4 milhões de euros, com prazo de execução de um ano. Desta forma, está previsto o pagamento de cerca de 525 mil euros em 2022 e de 916 mil euros em 2023. A proposta será votada na reunião do executivo municipal da próxima quinta-feira, 21 de abril.

A requalificação prevê a criação de um elevador panorâmico, garantindo a acessibilidade ao interior da Torre até ao último piso (terraço) no qual se detém uma vista sobre a Alameda, Toural, Castelo, Paço dos Duques, Palácio Vila Flor e restante edificado envolvente. A intervenção permitirá também “a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES