“Observação da Terra para os municípios” realiza-se esta terça-feira no Teatro Jordão

A conferência "Observação da Terra para os municípios" visa aproximar as regiões da tecnologia espacial, perceber os obstáculos e divulgar as oportunidades para que os municípios tenham acesso a esses instrumentos.

© Mais Guimarães

O Teatro Jordão será palco da conferência, que decorre nesta terça-feira, dia 28 de novembro. A sessão é promovida pela Agência Espacial Portuguesa.

Em Guimarães realiza-se a primeira de seis sessões que vão em digressão pelo país, para “discutir com as várias regiões as suas necessidades e divulgar o potencial da Observação da Terra na procura de soluções”, pode ler-se em comunicado. O evento é aberto ao público de forma gratuita, mas é necessário registo.

A conferência começa pelas 09h30, com intervenções de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa. Durante a manhã, o Teatro Jordão será palco das sessões “Observação da Terra e os municípios”, “Oportunidades e Perspetivas Futuras” e “Aplicações”, que contarão com a presença de representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, município de Guimarães e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Pela tarde, há a mesa redonda “A Inovação dos Municípios”, que tem Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, como moderador. O dia fecha com uma sessão de matchmaking, com possibilidade de reuniões bilaterais entre municípios e empresas.

Paulo Lopes Silva, vereador na Câmara Municipal de Guimarães com o pelouro Modernização Administrativa e Qualidade, assegura que esta conferência ” é uma oportunidade para que todo o tecido empresarial, científico e cultural do território se aproxime das tecnologias espaciais e de Observação da Terra”. O autarca apontou que o evento vai “estimular o desenvolvimento de todo o tipo de soluções que usam dados espaciais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O futuro é sustentável, mas também inteligente e espacial”, rematou.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES