Onda de consternação pela morte de Paulo Abreu ultrapassa fronteiras do Andebol

Paulo Abreu, de 26 anos, capitão da equipa sénior do Xico Andebol faleceu esta quinta-feira, 25 de abril. O funeral do atleta acontece esta sábado, pelas 15h30, na Igreja de Mascotelos, em Guimarães.

© Xico Andebol

Paulo Alexandre Abreu é filho de Paulo Abreu, presidente de junta da União de Freguesias de Candoso Santiago e Mascotelos.

Em nota colocada nas suas redes sociais, a AAUMinho, Associação Académica da Universidade do Minho, onde Paulo Abreu foi estudante de Engenharia Têxtil, anuncia que “A Academia está de luto”, lembrando o “estudante atleta de andebol que teve uma participação ativa de excelência entre 2017 e 2021, conquistando três ouros a nível nacional e um bronze no Campeonato Europeu em nome da AAUminho”. Durante vários anos, Paulo Abreu foi nomeado o Atleta do Ano pela academia da região Minho, tendo vencido o prémio em 2020.

Paulo Alexandre Abreu iniciou o seu percurso no andebol em Fermentões, tendo conquistado um titulo de campeão nacional de Iniciados na época 2009/2010, e também o clube vimaranense, agora associado ao Vitória SC, anuncia ter recebido “com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-atleta”, lembrando que desde muito cedo foi “um exemplo de entrega, garra e com os valores certos tanto no desporto como na vida, que mantinha até aos dias de hoje. Um exemplo de atleta que sempre manteve carinho para com aqueles que se cruzaram no seu caminho e com todos aqueles com quem partilhou o campo e grandes momentos”.

Mauro Fernandes, presidente do Xico Andebol, clube vimaranense cuja camisola Paulo Abreu vestia desde 2015/16 lembra “a sua paixão pelo Andebol e pelo nosso clube. Uma paixão que era evidente em cada jogo que disputava e em cada momento que passava junto dos seus companheiros. A sua partida deixa-nos profundamente consternados e é uma perda irreparável para todos nós. Paulo Abreu fará sempre parte da história do Xico Andebol e do coração de cada um de nós.”

© Xico Andebol

Devido à morte de Paulo Abreu, o clube, pelo qual o atleta conquistou o título de campeão nacional da 2ª divisão na época de 2020/2021,  colocou a meia haste a sua bandeira, cancelou todos os treinos e adiou praticamente todos os encontros do fim-de-semana, possibilitando aos atletas do clube a participação no funeral agendado para este sábado. O jogo da equipa sénior, frente ao Nazaré Dom Fuas, foi adiado para 05 de maio. O clube vimaranense promete prestar “uma homenagem digna ao nosso querido Paulo Abreu, honrando a sua memória e o seu legado no seio da nossa família desportiva”.

Entretanto, atentendo ao pedido da direção do Clube Desportivo Xico Andebol, a Federação decretou um minuto de silêncio em memória de Paulo Abreu nos encontros do final de semana.

Nesta sexta-feira, no início da Conferência de Imprensa de lançamento do jogo com o Boavista, Álvaro Pacheco, o técnico do Vitória SC, apresentou as suas condolências “ao Xico Andebol e à família pelo falecimento do atleta Paulo Abreu”.

O Vitória Sport Clube, em nota colocada no site oficial expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do atleta: “Natural de Guimarães, Paulo mostrou, em todos os momentos, ser um exemplo de dedicação e entrega à modalidade de Andebol. À família, amigos e, em especial, ao CD Xico Andebol, neste momento de dor e profunda tristeza, o Vitória Sport Clube endereça os sentidos pêsames”.

© Xico Andebol

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressou também a sua consternação pelo falecimento de Paulo Alexandre Mendes Abreu, apresentando à sua família e amigos “as mais sentidas condolências”.

Na nota de pesar do município, o presidente da Câmara enaltece as passagem do jogador pelo Fermentões e Xico Andebol, os dois clubes vimaranenses com tradição no andebol, e pela equipa da Universidade do Minho, e os títulos conquistados.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES