“Operação Floresta Verde” marca arranque das atividades rumo ao Dia do Marinheiro 2026

A Montanha da Penha foi palco, no passado fim-de-semana, do primeiro momento do pré-programa rumo ao Dia Nacional do Marinheiro 2026, que terá Guimarães como cidade-anfitriã. A iniciativa, promovida pela Delegação do Minho dos Fuzileiros, levou cerca de 150 participantes a percorrer um trilho de 8 quilómetros em plena natureza, numa caminhada marcada pelo convívio, pelo espírito de camaradagem e pela presença de figuras de destaque da Marinha.

© Direitos reservados

Entre os participantes esteve o Comandante Nacional Carlos Teixeira Moreira, Capitão de Mar e Guerra e Presidente da Associação Nacional de Fuzileiros, que acompanhou o grupo na chamada “Operação Floresta Verde”. A caminhada integra um conjunto de ações mensais que serão dinamizadas no concelho de Guimarães até junho de 2026, no âmbito da preparação para a celebração que reunirá cerca de mil pessoas na Cidade-Berço no próximo verão.

O percurso terminou na sede dos Fuzileiros, na Penha, onde foi servido um reforço final composto por 100 litros de Sopa da Pedra, confecionada pelo Chef Júlio Marques. Fernando Almeida, Presidente da Delegação do Minho dos Fuzileiros, destacou o caráter especial da atividade: “O trilho de outono pela montanha foi uma jornada singular, feita com muitas famílias, que absorveram e memorizaram o espírito desta iniciativa”.

Recorde-se que Guimarães foi escolhida, em setembro, para acolher o Dia Nacional do Marinheiro 2026, num evento que contará com o apoio do Município de Guimarães e da Marinha Portuguesa.

Até junho do próximo ano, os Fuzileiros do Minho vão promover mensalmente diversas iniciativas no âmbito das “Rotas para o Dia Nacional do Marinheiro 2026”. O próximo momento está agendado para 13 de dezembro, com a realização de uma conferência que contará com a presença do novo Presidente do Município de Guimarães, Ricardo Araújo.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS