Oposição diz que investimento na Taipas Turitermas não se reflete no preço social
Eduardo Fernandes, vereador eleito pela coligação "Juntos por Guimarães", considera que o investimento de 549 mil euros da Câmara Municipal de Guimarães nas termas das Taipas não se reflete no preço social.
O social-democrata não coloca em causa a qualidade do serviço da instância termal taipense, mas sim os preços sociais: “Quando vamos ao mercado e vemos o que a Ordem de Revisores Oficial de Contas considera ser o custo à hora eficiente, a Taipas Termal cobre um valor superior”, frisou.
Na reunião do executivo municipal, o vereador apresentou vários exemplos do preçário dos serviços nas termas das Taipas, em Vizela e no Gerês e chegou à conclusão de que os preços são idênticos ou superiores na instância da vila vimaranense.
No que concerne ao valor investido por parte do município, o social-democrata aponta que os 549 mil euros “seriam úteis para outras intervenções precisas no concelho”. O tribuno acrescentou que “esta despesa tem-se vindo a incrementar todos os anos.”
Por fim, o social-democrata pediu uma solução que “otimize a eficiência da cooperativa ou que encontre uma pareceria com o privado para haver preços controlados e para que as pessoas possam ter garantia da evolução de carreira.”
Em defesa, o presidente do município de Guimarães entende que “o preço não é indicador único. É o preço e a qualidade do serviço.” Domingos Bragança explica que o preço social apresentado pela Taipas Termal e outras cooperativas “são os preços sociais que a câmara impõe para que o serviço publico que seja feito. É a compensação pelo preço que seria entendido de mercado”, acrescenta.
O edil não se opõe ao mercado privado mas riposta que “não resolve tudo e não funciona bem em tudo. Temos um exemplo antigo que não resolveu bem. Estou aberto a todos os modelos, mas tem que esgotar o modelo publico que temos de seguir.”
Domingos Bragança recordou que, na década de 80, foi a Câmara Municipal de Guimarães que “assumiu a responsabilidade da Taipas Turitermas” depois de estar na falência “quando estava entregue ao privado.”
Por fim, o autarca realçou o “valor simbólico e excecional” das Termas das Taipas para a vila e para Guimarães.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 17, 2024
Na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, pelas 22h00, no Polidesportivo das Taipas, decorrerá o último concerto da temporada cultural dos Banhos Velhos.
Setembro 17, 2024
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, recebe quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa chama-se “Inovar & Empreender” e tem entrada livre para o público em geral.
Setembro 17, 2024
O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso, deteve no domingo um homem de 48 anos por incêndio florestal na freguesia de Serzedelo, no concelho da Póvoa de Lanhoso. O detido, e suspeito da autoria de outros incêndios na zona envolvente, será presente no Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso nesta terça-feira, dia 17 de setembro, para a aplicação das medidas tidas por adequadas.