Oposição pede redução de velocidade e reorganização na rua Antero Henriques da Silva
Ricardo Araújo, vereador eleito pela coligação "Juntos por Guimarães", referiu em reunião de câmara que a Rua Antero Henriques da Silva, perto da Academia do Vitória, "parece exigir uma atenção especial".

Considerando que é uma “zona residencial importante do concelho e da cidade”, o social-democrata alertou para a necessidade de “redução da circulação automóvel na zona envolvente, que tem sido propícia a alguns acidentes que devem ser evitados”, e para a “redução de velocidade e adoção de medidas que permitam e fomentem a redução de circulação.”
Ricardo Araújo também considera que é necessário “reorganizar o espaço público” dessa zona, de forma a “reordenar o estacionamento e ampliar o espaço de aparcamento.” O vereador entende que “são criados constrangimentos à circulação automóvel e ao estacionamento especialmente ao final do dia” e aponta três razões para o efeito: “A pressão residencial, a pressão do comércio e serviços e por ter ali uma realidade que é a Academia do Vitória.”
“O município de Guimarães tem de encontrar um espaço envolvente de soluções que permitam aumentar as zonas de aparcamento, mesmo que temporário”, finalizou o tribuno.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, concordou que a Rua Antero Henriques da Silva “precisa, de facto, de algumas medidas de mitigação ou de redução de velocidade para haver mais sinalização”, o que pode passar por “sinais de trânsito ou semáforos.”
O edil não quer “abdicar do passeio do lado da Academia do Vitória e suprimi-lo para ter zona de aparcamento”, porque isso seria em sentido contrário “ao caminho que o município de Guimarães está a seguir, da pedonalização e da criação de zonas para andar a pé. Vamos tentar encontrar outras medidas”, acrescentou.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
Luís Manuel Coutinho nasceu em Guimarães, em 1970. Fez a licenciatura e o mestrado em Arqueologia pela UMinho, onde trabalha agora como técnico da Unidade de Arqueologia (UAUM). Venceu Prémio Eduardo da Cunha Serrão com estudo sobre arte rupestre no Alto Minho
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.