OPOSIÇÃO QUESTIONA “JUSTIÇA” NAS TRANSFERÊNCIAS PARA AS FREGUESIAS
A coligação Juntos Por Guimarães irá apresentar um requerimento para auferir os valores das transferências da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia do concelho.

A coligação Juntos Por Guimarães irá apresentar um requerimento para auferir os valores das transferências da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia do concelho.

O vereador da coligação Juntos por Guimarães, Hugo Ribeiro, anunciou, na última reunião municipal, que irá apresentar um requerimento para auferir a equidade das transferências de verbas para as juntas de freguesia por parte da Câmara Municipal.
Esta segunda-feira, em reunião do executivo, foram votadas várias propostas de atribuição de subsídios a distintas Juntas de Freguesia do concelho. Hugo Ribeiro afirmou será necessariamente apresentado um requerimento “por uma questão de justiça”. “Temos notado que colegas autarcas, independentemente do partido, sentem que há alguma discriminação. No fundo queremos aferir em concreto se ela existe”, explicou.
Hugo Ribeiro disse perceber “que haja uma necessidade de ajustar algum desequilíbrio entre as demais freguesias, corrigindo algumas assimetrias que possam haver de desenvolvimento”, mas defende que as juntas de freguesia “deveriam ter muita mais autonomia financeira face ao município”.
Hugo Ribeiro reforçou que no futuro, quando receber a informação subjacente ao requerimento, irá tirar “as ilações necessárias”. “Devíamos tentar ser mais equitativos e dotar as Juntas de mais meios financeiros, para que sejam um braço direito da atuação do município no desenvolvimento do concelho”, defendeu.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.
Abril 24, 2025
O serviço AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade), em Guimarães, tem vindo a desempenhar um papel importante na regularização e integração de migrantes, num esforço articulado entre o Município, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e a estrutura nacional da Agência.