Oposição volta a defender videovigilância em locais de interesse em Guimarães
Vânia Dias da Silva, vereadora do CDS-PP, eleita pela Coligação Juntos por Guimarães, voltou a defender a instalação de videovigilância junto a monumentos e locais de interesse público na cidade de Guimarães.
Na reunião de câmara desta segunda-feira, dia 11, a vereadora questionou Domingos Bragança sobre o ponto em que estão as investigações sobre a destruição do Padrão de S. Lázaro, a 30 de julho deste ano.
Há necessidade de salvaguardar monumentos históricos de Guimarães, entende a vereadora: “Vivemos numa era onde temos armas para combater alguns fenómenos criminosos e devemos nos socorrer delas, com as cautelas e a prudência que exige a videovigilância numa cidade, porque há comportamentos que devem ser vigiados, mas a vida das pessoas não”.
Este é um tema que já vendo abordado de há dois anos a esta parte. “O senhor presidente da Câmara disse-nos que estava tudo a andar para esse efeito, mas até ao momento não temos nenhuma resposta”, referiu, aos jornalistas no final da sessão.
Vânia Dias da Silva deu ainda conta que consultou o Relatório Anual de Segurança Interna, constatando “a criminalidade violenta que vem aumentando em todo o país e em Guimarães não é execção”: “Talvez seja melhor não pormos “trancas à porta depois da casa assaltada” e temos sabido de alguns crimes em Guimarães que não era frequente ouvirmos, há cinco ou dez anos”.
Na sessão, Domingos Bragança não explicou em que ponto estava a investigação às causas do incidente. Disse apenas que, na altura, a autarquia se “limitou a fazer o que lhe era permitido”, referindo-se à recolha das partes danificadas, imputando responsabilidade à Direção do Património Nacional. “A Câmara de Guimarães pode ter a vontade de refazer o padrão, mas não pode”, assegurou o presidente da Câmara de Guimarães.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 18, 2024
O defesa central Marcelo, de 35 anos de idade, tem sido muito utilizado pelo técnico César Peixoto.
Dezembro 18, 2024
O PS está a falar a (pelo menos) duas vozes. Em Santa Clara, o Presidente da Câmara tem defendido uma solução para a mobilidade no concelho, e intermunicipal, baseada na construção do BRT/metrobus. Esta é a solução que está já no terreno, nomeadamente no concelho de Braga, tem financiamento, e é a solução com a qual Domingos Bragança se comprometeu. (Lembram-se daquele breve vídeo, que chegou ao programa televisivo de Ricardo Araújo Pereira, em que o líder nacional do PS terá incentivado Bragança a avançar com a preparação desta obra?)
Dezembro 18, 2024
“Um pensamento, uma palavra uma atitude” (PPA) é o nome da associação de apoio a doentes oncológicos, inseridos em meios sociais menos favorecidos.