Ordem dos Engenheiros quer Guimarães a 10 minutos de comboio de Braga

A seção norte da Ordem dos Engenheiros (OERN) defende a aposta numa linha para fechar o "quadrilátero do Minho", ligando as cidades de Braga e Guimarães por comboio.

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A seção norte da Ordem dos Engenheiros (OERN) defende a aposta numa linha para fechar o “quadrilátero do Minho”, ligando as cidades de Braga e Guimarães por comboio.

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Numa sessão em que foi debatido o Plano Ferroviário Nacional, que defende a implementação de um sistema de autocarros articulados do tipo BRT para ligar Guimarães a Braga, Fafe, Felgueiras e Famalicão, o presidente do Conselho Diretivo da OERN, Bento Aires, disse que “o documento peca por falta de ambição”. Na sua opinião, “dificilmente contribuirá para o reforço da coesão territorial.

De acordo com o jornal Eco, a OERN propõe “construir uma linha de comboio direta entre Braga e Guimarães, com tempo de viagem máximo de 10 ou de 15 minutos se houver uma estação nas Taipas”. Esta ligação sobre carris, lê-se, pode custar 400 ou 450 milhões de euros. “Na opção mais barata, é necessário construir um túnel de cerca de 3,2 quilómetros. Na versão mais cara, o túnel terá de ter 4,5 quilómetros”.

“Com esta opção, um comboio pode sair de Guimarães, passar pela nova estação de Braga e ir diretamente até Vigo”, explicou João Cunha, administrador do portal Portugal Ferroviário e autor desta proposta.

Explica-se ainda, naquele jornal, que, se forem acrescentados cerca de 150 milhões de euros, Guimarães pode ficar a menos de uma hora de comboio de Viana do Castelo, com paragem em Barcelos e Braga. Esta proposta de construção fica a metade do orçamento inicialmente defendido pelo secretário de Estado das Infraestruturas, acrescentou ainda.

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