Os Enfermeiros e a pandemia COVID-19
Por Ana Luísa Bastos.
por Ana Luísa Bastos
Enfermeira Diretora do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães
Todos conhecem um enfermeiro, todos têm o enfermeiro da sua vida, que de alguma forma os marcou, os acompanhou. Mas, alguns desconhecem exatamente o que faz este profissional de saúde…
Ser enfermeiro é estar sempre presente, do nascimento até ao fim de vida, avaliando as necessidades individuais e coletivas, em família, intervindo na promoção da saúde, no tratamento e na reabilitação da doença. Na verdade, ser enfermeiro é ter a oportunidade de estar presente em todos os momentos do ciclo vital, é ter a oportunidade de fazer a diferença na vida do outro como um elemento amigo e de proximidade. Mas ser enfermeiro é, também, sinónimo de adaptação e resiliência nestes novos tempos que se vivem.
Esta pandemia pela COVID-19 é um momento totalmente novo para todos os profissionais de saúde, é um momento único que nos levou a reinventarmo-nos, obrigando a que as Instituições Hospitalares e os seus profissionais se reorganizassem e se adaptassem a uma nova realidade, que forçou a alteração da rotina de qualquer Hospital.
No Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães (HSOG), a Comissão de Acompanhamento da COVID-19 nomeada pelo Conselho de Administração, reorganizou de forma rápida e eficiente toda a organização de acordo com a estratégia nacional, no sentido de preparar a instituição e os seus profissionais para o que se aproximava…
Na verdade, as alterações no espaço físico são o mais visível, mas a maior transformação e o maior significado está nas pessoas, na capacidade que os profissionais tiveram de se adaptar a uma nova realidade, a uma nova doença e às consequentes alterações exigidas no momento atual.
Os enfermeiros souberam responder de imediato às necessidades atuais, ouviram e seguiram a voz de comando, organizaram serviços, reinventaram formas de trabalhar, estimaram as necessidades nos meios e demonstraram a sua competência e profissionalismo. A sua capacidade de adaptação a este novo desafio foi absolutamente determinante para que todo este processo fosse levado a bom porto.
Os enfermeiros reforçaram conhecimentos de prevenção e controlo de infeção, apoiados pelo Grupo Local de Prevenção Controlo de Infeção e antimicrobianos(GL-PCIRA), também constituída por enfermeiros de entre outros profissionais.
De igual forma, os enfermeiros do Grupo da Gestão do Risco Clínico e não Clínico, do Gabinete de Saúde Ocupacional tiveram uma intervenção determinante. Com a ajuda de tosos os enfermeiros prepararam-se para melhor responder a esta pandemia, de forma a protegerem-se e a protegerem os doentes que cuidam.
Mais uma vez, demonstraram a sua capacidade de organização colocando em prática briefings diários no grupo dos enfermeiros gestores, dando ênfase à comunicação, condição fundamental para manterem o foco no meio de tanta informação, propiciando condições para a tomada de decisão, planeamento, organização e controlo de toda a atividade hospitalar.
Falamos de profissionais que exercem as suas funções com grande capacidade de entrega, muitas vezes, em detrimento de estarem mais tempo com a própria família, fazendo do doente a sua prioridade.
Vivemos momentos de prova de união, de coesão e de partilha, onde todos juntos somos mais fortes. Os tempos atuais também vieram reforçar que o trabalho em equipa é fundamental para que continuemos a fazer frente a este novo vírus.
Esta Pandemia constitui uma oportunidade de provar que os enfermeiros têm um papel absolutamente fundamental nos sistemas de saúde e na prestação de cuidados, pela sua capacidade de trabalho, pela força e resiliência extraordinárias e, acima de tudo, pela dedicação que diariamente colocam no cuidar do Outro.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 1, 2024
Numa nota publicada no site oficial do clube de Moreira de Cónegos, nesta sexta-feira, 01 de novembro, Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, fala de 86 anos de uma história construída com "paixão, dedicação e, acima de tudo, com valores dos quais nunca abdicaremos, bem como com o desejo constante de sermos melhores".
Novembro 1, 2024
A Câmara Municipal de Guimarães, através da sua Divisão de Desenvolvimento Económico, realizou na noite desta quinta-feira, 31 de outubro, numa unidade hoteleira da Montanha da Penha, a Gala “Guimarães Marca”. O "Guimarães Marca" é um projeto de promoção do tecido económico do concelho de Guimarães, no panorama nacional e internacional.
Novembro 1, 2024
Os Cónegos foram derrotados pelo FC Porto por 2-0.