Os mais novos – e os mais velhos também – podem Curtir Ciência este Natal

Mês de dezembro será recheado.

natal-iluminações-barra_fb

Oficinas científicas para crianças, famílias e seniores e um desafio carregado de enigmas preenchem o programa de Natal do Curtir Ciência, de 17 a 30 de dezembro. Para famílias o programa inclui duas oficinas – “Renas Elétricas” e “Micro:Bits” – e o Desafio de Natal, este também disponível para grupos escolares. Para seniores estão programadas as oficinas “Biscoitos de Gengibre” e “Globos de Neve”.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

O dia 17 de dezembro, para celebrar sete anos de Curtir Ciência, começa às 10h30, com “A Viagem do Pai Natal”. Escrita por Júlio Borges, a história das aventuras do Pai Natal integra diversas experiências científicas. À tarde, fica disponível o desafio ao estilo “escape room” que aborda a temática natalícia. Até ao final do mês, o Natal parece estar em perigo e para o salvar é preciso resolver vários enigmas e realizar algumas experiências científicas.

De 19 a 30 de dezembro, as famílias são convidadas a construir pequenos brinquedos voadores que incorporam tecnologia LED. De caminho, exploram-se os conceitos básicos necessários para a construção de um circuito elétrico.

Em Micro:Bits Natal, será feita uma introdução à programação a partir de pequenos computadores de bolso que incorporam uma placa programável.

Haverá também uma oficina com um cariz ambiental, através da criação de personagens do imaginário natalício com recurso a materiais usados. Será ainda possível, no Centro de Ciência Viva em Guimarães, produzir de velas aromáticas reutilizando óleo alimentar, com uma breve abordagem à importância da correta gestão dos óleos usados.

Criar gomas de gelatina, explorando a sua constituição e propriedades, bem como o processo de gelificação também será possível em dezembro. Assim como produzir sabonetes “duplos”, um sabonete mais pequeno incluído num sabonete maior.

Nas oficinas para seniores, os mais velhos vão confecionar e decorar bolachas de gengibre, explorando no percurso as propriedades de cada ingrediente, e construir globos de neve com motivos natalícios usando frascos de vidro.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS