“OS ROSTOS DO MEU BAIRRO” CHEGAM À CASA DA MEMÓRIA

O fotojornalista Hugo Delgado inaugura a exposição “Os Rostos do meu Bairro” esta sexta-feira, 20 de setembro, pelas 18h00, na Casa da Memória de Guimarães.

Durante três meses, o fotojornalista Hugo Delgado trabalhou com 43 crianças e jovens de Atouguia e Gondar, em Guimarães, apoiando o processo de registo dos rostos que fazem cada um daqueles bairros. A inauguração da exposição, que resulta desse trabalho, será marcada por uma performance envolvendo os seus participantes. A apresentação estará sob a direção da artista plástica/atriz Cristina Cunha, que desde março colabora com o projeto de intervenção.

Segundo a autarquia vimaranense, a equipa do projeto de intervenção social e o fotojornalista convidado criaram, numa primeira fase do projeto, momentos de reflexão e de formação dos futuros fotógrafos. Após a identificação dos diferentes rostos que pretendiam registar, através da estratégia de photovoice, a formação de fotografia permitiu a todos os participantes manusearem uma máquina fotográfica em modo manual. Os participantes procuraram, através das suas fotos, demonstrar como é possível colorir um espaço com pessoas e como esses mesmos espaços podem ficar cinzentos quando vazios.

O projeto, financiado pelo Programa Escolhas, e promovido pela Fraterna, teve uma componente de formação na área das Tecnologias de informação e comunicação e apoiou-se na fotografia para instrumentalizar o registo sócio demográfico dos bairros de Atouguia e Gondar.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?