Os Verdes reúnem com Direção Regional do ICNF em dia crítico para a Conservação da Natureza
Mariana Silva, dirigente nacional e candidata à Câmara de Guimarães, participou na reunião e destaca riscos para o lobo ibérico e áreas protegidas.

© Os Verdes
Num momento marcado por incêndios de grande dimensão e pela celebração do Dia Nacional da Conservação da Natureza, Os Verdes reuniram na segunda-feira, 29 de julho, com a Direção Regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em Braga.
A comitiva contou com a presença de Mariana Silva, dirigente nacional do Partido Ecologista Os Verdes e candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal de Guimarães, que reforçou a preocupação com os impactos de projetos considerados estratégicos no plano da transição energética, mas que, segundo Os Verdes, “colidem frontalmente com os objetivos de conservação da biodiversidade e dos habitats do lobo ibérico”.
O encontro abordou questões centrais como o futuro Programa Alcateia 2025-2035, dedicado à proteção do lobo ibérico, e a Revisão da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030 (ENCNB 2030), ambas em fase de consulta pública.
Sobre a ENCNB 2030, Os Verdes questionaram o ICNF quanto às metas para o restauro de ecossistemas degradados e à articulação com os planos municipais de adaptação às alterações climáticas. Mariana Silva salientou ainda a importância de o Plano Nacional do Restauro da Natureza ter por base o conhecimento local e a participação das comunidades, defendendo um modelo de conservação “democrático, técnico e público”.
Os Verdes expressaram preocupação com o atual modelo de cogestão das áreas protegidas, que consideram estar a fragilizar o papel do ICNF e a abrir caminho a interesses privados na gestão da conservação da natureza.
A dirigente ecologista e candidata à Câmara de Guimarães reforçou também a necessidade de valorização do corpo técnico e dos vigilantes da natureza, especialmente num momento em que incêndios florestais ameaçam áreas protegidas e ecossistemas sensíveis no norte e centro do país.
Os Verdes anunciaram ainda a realização da mesa redonda “Conservação do Lobo Ibérico – desafios transfronteiriços”, marcada para sexta-feira, 1 de agosto, às 18h30, no Parque da Ponte, em Braga. A iniciativa contará com a participação de Mariana Silva, Mar González (co-portavoz dos Verdes EQUO – Espanha), e representantes de organizações dedicadas à conservação do lobo ibérico.