P5 da Escola de Medicina da UMinho lança app gratuita de saúde mental

Permite, entre várias funcionalidades, realizar uma autoavaliação da saúde mental e receber sugestões de atividades para melhorar o sono ou mesmo para relaxamento.

pedro-morgado-barra_fb

A app, desenhada e desenvolvida por uma equipa liderada por Pedro Morgado, psiquiatra e vice-presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, permite, entre várias funcionalidades, realizar uma autoavaliação da saúde mental e receber sugestões de atividades para melhorar o sono ou mesmo para relaxamento.

© Direitos Reservados

A aplicação é gratuita e intuitiva, reservando várias ferramentas essenciais na gestão individual da saúde mental e na própria gestão emocional. Este novo recurso conta com a função de pré-diagnóstico, através da autoavaliação de saúde mental, permitindo encaminhar, se necessário, as pessoas para os cuidados de saúde ou aconselhar a marcação de uma consulta.

“Esta ferramenta permite que cada pessoa possa avaliar os seus sintomas ansiosos e depressivos, recebendo informação acerca do seu estado. Cada pessoa tem também acesso a ferramentas de gestão emocional, melhoria do sono e adoção de estilos de vida saudáveis”, explica Pedro Morgado.

Com este projeto, pretende-se aumentar a literacia em saúde mental, em simultâneo com a automonitorização de sintomas e a capacitação da população na autogestão da saúde mental, sempre sem descurar os cuidados de saúde profissionais.

Esta ferramenta, única em Portugal, foi construída pela Escola de Medicina e pelo seu centro de investigação, ICVS, em parceria com o Centro de Medicina Digital P5.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES