Paço dos Duques em obras durante um ano
O palácio que também é museu e uma das residências oficiais do Presidente da República não tinha uma intervenção de fundo desde 1959
O Paço dos Duques de Bragança encerrou parcialmente ao público durante um ano, a partir de segunda-feira, dia 09, para obras de reabilitação e reestruturação das suas infraestruturas e acessibilidades. O palácio vai manter sempre duas alas abertas. A intervenção decorre de um contrato celebrado, em fevereiro de 2022, entre o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Norte e é financiada pelo PRR. O monumento e museu está sem diretor, desde o início deste ano, depois da anterior se ter reformado.
Os trabalhos vão abranger a reabilitação das coberturas, vãos exteriores e reestruturação das infraestruturas de electricidade, wi-fi, segurança e acessibilidades do palácio do século XV que, desde que abriu ao público, em 1959, nunca teve obras de vulto. O custo global da intervenção é de 1,6 milhões de euros, dos quais 1,3 milhões são o custo da obra propriamente dita. Segundo a Património Cultural, IP a diferença foi alocada “ao projeto de execução (que tem várias fases), à revisão de projeto (que era exigível legalmente até este mês), à fiscalização da obra e outros eventuais trabalhos que podem surgir no curso da empreitada e, por fim, à revisão de preços e o eventual equilíbrio financeiro”.
O palácio está sem diretor, desde o início do ano
A anterior diretora do Paços dos Duques de Guimarães, Isabel Fernandes, passou à reforma no início deste ano e, desde então, o palácio, que também é museu e residência oficial do Presidente da República, está a ser gerido interinamente por Flávio Vieira, “membro da equipa há muitos anos”, disse à Lusa a Museus e Monumentos de Portugal, entidade gestora do espaço.
“O concurso internacional para seleção do diretor do Paço dos Duques, tal como dos demais 36 equipamentos geridos pela Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E, foi lançado no segundo semestre de 2024. O concurso referente aos equipamentos que gerimos em Guimarães foi lançado em 05 de agosto de 2024”, afirma a entidade gestora. A Museus e Monumentos de Portugal espera anunciar brevemente os nomes dos primeiros diretores selecionados, “cujos mandatos se iniciarão ao longo dos primeiros meses de 2025”.
Jornalista Rui Dias
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 22, 2024
O evento iniciou-se com uma atuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de S. Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.
Dezembro 22, 2024
A Irmandade de São Pedro assinalou este domingo, dia 22, a conclusão da primeira fase das obras de reabilitação na Basílica de São Pedro, no Toural, nomeadamente o restabelecimento do funcionamento do relógio e dos sinos.
Dezembro 21, 2024
O Moreirense sofreu, este sábado, dia 21, a primeira derrota em casa, desta feita frente ao FC Porto, por 0-3.