PAN Guimarães receia “moda de praias fluviais sem regulação”
Já se fazem sentir as "movimentações das freguesias ribeirinhas".

Com a abertura das ecovias do AVE e do Selho, o PAN Guimarães receia que comece a “moda das praias e piscinas fluviais no concelho, com a quase inevitável deposição de areia nas margens do rio, a construção de infraestruturas e equipamentos de apoio e de recreio, incluindo acessos e estacionamentos, sem qualquer critério e norma reguladora”.

O partido afirma que já se fazem sentir as “movimentações das freguesias ribeirinhas para criarem novos parques de lazer e parques desportivos junto ao rio ou de alargarem os já existentes”. Para o PAN, “a prioridade deve ser despoluir e renaturalizar os rios, incluindo as suas margens, para que também possam ser usufruídos pelas populações em segurança e em equilíbrio com a natureza”. Contudo, diz Nuno Teibão, “não devemos promover atividades de recreio e negócio sem critério nem regulação”.
O porta-voz do partido frisou ainda que “há poucos dias, um partido político com responsabilidades, mostrou-se desagradado com o facto de Guimarães ainda não ter uma única praia fluvial certificada”, e alertou ainda para “a água dos rios do concelho, ainda não tem a qualidade que deveria ter, e o problema não reside apenas nas descargas poluentes que continuam a acontecer”.
O partido vai apresentar ao Município um conjunto de propostas no sentido de “acautelar e/ou regular a abertura de praias fluviais e parques junto aos rios do concelho”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 15, 2025
Depois de o presidente da Assembleia Geral da Confraria Terras de Vimaranes, se ter mostrado indisponível, na manhã desta terça-feira, dia 15, para reagir às declarações do presidente da Direção demissionário, Mário Moreira, num contacto efetuado pelo Mais Guimarães, a Comissão de Gestão veio fazê-lo de tarde, num comunicado.
Abril 15, 2025
Guimarães é a única cidade portuguesa mencionada entre as mais avançadas em todos os critérios analisados.
Abril 15, 2025
Para nascidas entre 2008 e 2018, nas instalações da Academia.