fbpx

PARA “COMBATER O ISOLAMENTO”, MAIS DE DOIS MIL IDOSOS CELEBRARAM O DIA DOS REIS

No Multiusos de Guimarães, reuniram-se quase dois mil idosos para um almoço partilhado, que contou com vários momentos de animação musical.

©  CMG

Para perpetuar a tradição e promover o convívio, a Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com a Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e de Integração Social, realizou, esta segunda-feira, mais uma edição do Convívio de Reis.

No Multiusos de Guimarães, reuniram-se quase dois mil idosos para um almoço partilhado, que contou com vários momentos de animação musical, bem como o cantar de reis dos alunos do Colégio Nossa Senhora da Conceição. Além do autarca Domingos Bragança e da vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, marcou também presença o arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

O evento, dirigido a todos os portadores do Cartão Municipal do Idoso, contou ainda com a presença de vários centros sociais e paroquiais, voluntários e cidadãos que integram projetos de envelhecimento ativo. “É um evento que já se realiza há muitos anos. O objetivo é perpetuar esta tradição dos Reis, mas, para além disso, e não menos importante, é promover o convívio entre diferentes pessoas de todas as freguesias do concelho”, afirmou ao Mais Guimarães Paula Oliveira.

 No fundo, o evento é “um encontro entre pessoas”, para promover “o convívio e o combate ao isolamento”, afirmou a vereadora. “Temos cada vez mais pessoas que vivem mais tempo e nós queremos que vivam com qualidade. Devido ao modo de vida atual, que é acelerado, as famílias nem sempre podem dar o acompanhamento necessário. Há idosos que não têm retaguarda familiar e há outros que, tendo retaguarda, passam o dia também muito sozinhos”, acrescentou. Nesse sentido, a Câmara Municipal pretende garantir a qualidade de vida dos mais velhos. “E não há qualidade de vida com isolamento”, frisou.

©  CMG

 A festa perpetua-se ao longo de uma semana. Sexta-feira, o Largo da Oliveira será invadido por cerca de 1.300 crianças de 20 instituições vimaranenses na próxima sexta-feira, às 10h00. Os mais novos, empenhados nas reisadas, cantarão canções alusivas à data até por volta das 12h30. Virão de instituições como a Casa do Povo de Fermentões, Centro de Solidariedade Social Cultura e Desporto de Somelos, Centro Social da Paróquia de Penselo, Infantário Nuno Simões, Jardim de Infância de São Francisco, Lar de Santa Estefânia ou Patronato de São Sebastião.

 Já na semana seguinte, no dia 16 (uma quinta-feira), decorrerá mais um Encontro de Reis, entre as 14h30 e as 17h00, no Multiusos de Guimarães, e o evento é destinado para idosos. O objetivo passa por “preservar as tradições que caraterizam a quadra natalícia na proximidade entre as famílias e a comunidade”, como se lê em comunicado da Câmara Municipal de Guimarães.

 A quadra também será celebrada em vários pontos do concelho vimaranense.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

SUBSCRIÇÃO GRÁTIS

RECEBA O JORNAL MAIS GUIMARÃES

NO SEU EMAIL

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?