Paróquia Nossa Senhora da Conceição organiza concerto solidário
No próximo dia 14 de dezembro, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Azurém, Guimarães, será palco de um concerto solidário.
O espetáculo tem como ojetivo a angariação de fundos para a restauração da Capela de Nossa Senhora da Conceição, um edifício histórico de interesse público, datado do século XVI.
“A dimensão e o custo da preservação da Capela obriga a um esforço permanente na angariação de meios para viabilizar todas as fases da reabilitação”, salientou o padre Leonel Cunha, pároco de Nossa Senhora da Conceição, recordando que “a preservação e valorização do património tem sido possível com o apoio dos paroquianos, cidadãos em geral e diversas entidades públicas e privadas”.
O padre Leonel Cunha reforçou ainda: “A Capela de Nossa Senhora da Conceição estava num avançado estado de degradação, correndo-se o sério risco da sua recuperação ser inviável e de se perder um importante e valioso património”, e acrescentou, “em boa hora, o meu antecessor na paróquia iniciou o projeto de conservação e restauro que está a ser desenvolvido de forma faseada”.
A primeira fase da obra já contemplou a reabilitação dos telhados, paredes, soalhos, torre sineira, sacristia e anexos, além do restauro de painéis de azulejos e altares. Esta fase contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, dos paroquianos e de diversas entidades locais.
Ainda restam várias intervenções, incluindo a conservação da tribuna, o restauro do órgão ibérico do século XVII e da talha dourada, estimando-se que o valor total das obras por concluir atinja os 200 mil euros.
Após os espetáculos de artistas como Sofia Escobar e Cuca Roseta, a paróquia promoverá este evento que contará com a participação de uma conhecida artista portuguesa, cujo nome será revelado em breve.
Os bilhetes estarão disponíveis em breve na bilheteira online (www.bol.pt) e nos locais habituais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 7, 2024
O programa de descentralização cultural de Guimarães continua a mostrar arte em diversos formatos nas freguesias de Guimarães. Nos próximos meses, os destaques vão para as apresentações d'O Outro em três freguesias e duas residências artísticas que já têm processos em andamento.
Novembro 7, 2024
A partida está agendada para as 20h15.
Novembro 7, 2024
Em 2025, mais uma vez, o CIAJG fica fora do Orçamento de Estado, ao passo que o Centro Cultural de Belém recebe 27,5 milhões de euros e a Casa da Música 10 milhões.