“Partido Socialista asfixia os Vimaranenses”, critica a JSD em outdoor no centro da cidade
A JSD de Guimarães colocou um novo outdoor no centro da cidade, em frente à Escola Secundária Francisco de Holanda, apontando que o município de Guimarães lidera na taxa de IRS que aplica aos vimaranenses.
Segundo os jovens sociais democratas, em nota enviada às redações, “com taxas e impostos altos é difícil ser atrativo para os jovens que estão agora a tentar ter a sua independência. Esta forma de asfixiar os vimaransenens obrigando-os a pagar taxas e taxinhas sobre tudo leva a que estes procurem noutros concelhos um aconchego para poderem viver a sua independência e constituir as suas famílias”.
A JSD espera que, perante este novo outdoor, “as perguntas que os vimaranenses vão fazer sejam: Porque é que este executivo cobra a taxa mais alta dos municípios à nossa volta? Será que podem baixar?”
E a JSD Guimarães diz que sim, que podem. E acrescenta que este executivo “só não o faz porque não quer e assim continua a asfixiar os vimaranenses. Era expectável que o Município promovesse um alívio fiscal às famílias, trabalhadores e empresas. Mas não é isso que acontece”.
No outdoor colocado numa das principais artérias da cidade, quanto à retenção da taxa de IRS, o município de Guimarães surge no topo da lista, juntamente com a Póvoa de Lanhoso, com a aplicação de uma taxa de 5%, Santo Tirso surge a seguir com 4,75%, Felgueiras com 4,67% e V.N. Famalicão com a taxa de 4,50%. Na lista, que inclui os concelhos que circundam Guimarães, surge também Vizela, com uma taxa de 3,50% e os concelhos de Fafe e Braga, que aplicam 3,00%.
Os jovens acusam o Partido Socialista de ao longo dos últimos anos ter definido uma estratégia de não querer saber do desenvolvimento económico do concelho: “Aquilo que era a ameaça da deslocalização de atividades económicas de valor acrescentado passou a ser uma realidade, a qual se reflete também na sistemática redução da população”, acrescentam.
Entre 2011 e 2021, pode também ler-se, “Guimarães perdeu cerca de 20% da população jovem, ou seja, quer dizer que 1 em cada 5 jovens prefere outro município para viver. Esta é a realidade atual do nosso concelho, falta de competitividade e desinteresse pela atração de mais jovens por forma a dar a volta ao que aconteceu nos últimos 10 anos”.
A receita para contornar esta situação, e Guimarães “voltar a ser uma das cidades mais jovens do país como já aconteceu no passado” é, para a JSD, um “desenvolvimento económico forte, atração de investimento e de empresas com alto valor acrescentado”.
A JSD Guimarães espera um alívio fiscal aos vimaranenses para que estes “não deixem a sua cidade e possam respirar livres de taxas e taxinhas. Mas não só, também exigimos um concelho mais competitivo, o que não acontece se for aquele que cobra taxas e impostos mais altos que todos os outros”, termina a nota da juventude laranja.
Os outdoors que a juventude partidária tem colocado neste local têm gerado alguma polémica. Primeiro, com a colocação da imagem de António Magalhães, ex-presidente da câmara municipal, citando-o numa entrevista ao Jornal O Conquistador, em que dizia que ““Guimarães não tem acompanhado o crescimento de Famalicão, Braga e Barcelos”, e depois com a imagem de Domingos Bragança, acusando-o de ser responsável pela perda de população, falta de investimento, preço da habitação e decadência cultural no concelho.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
Domingos Bragança concorda que o concelho precisa de uma agência para a captação de investimento, mas já não vai acontecer nos meses que lhe restam como presidente da Câmara.
Outubro 15, 2024
Ao serviço da Seleção Nacional de Sub-18, Afonso Meireles participou na conquista do Torneio das Quatro Nações. O médio vitoriano foi chamado em todos os jogos, tendo sido titular no segundo e terceiro duelos.
Outubro 15, 2024
Cerca de 80 pessoas marcaram presença no jantar do Primeiro Aniversário do Clube Atlético Santa Marinha da Costa realizado na Penha na noite do passado sábado, 12 de outubro.