A defesa e requalificação do rio Ave e das praias fluviais das Caldas das Taipas foram tema de debate, na manhã de hoje, no “Moinho da Ribeira da Agrela”, junto à praia seca.
A iniciativa do Partido Socialista taipense juntou na mesma mesa Domingos Bragança, (Presidente da Câmara Municipal de Guimarães), Pimenta Machado (Presidente da Associação Portuguesa do Ambiente) e Pedro Teiga (Professor da Universidade do Porto).
O debate moderado por Luís Soares, representante dos Socialistas locais, contou com a presença de vários taipenses que guardam na memória os banhos outrora dados naquele rio.
Domingos Bragança enalteceu a importância do caminho que está a ser percorrido, deixando bem claro que pretende “a despoluição total do rio Ave e a regeneração ecológica do seu caudal”, alertando ainda para a união da população: “todos somos responsáveis pela proteção da natureza”.
O Presidente da Câmara apelou ainda a que todas as Juntas de Freguesia criem uma Brigada Verde, realçando a sua importância para a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.