Partido Socialista vence Eleições Europeias também em Guimarães

Os cidadãos europeus foram chamados às urnas no domingo, dia 09 de junho. Este ano, os portugueses tiveram a facilidade de poderem votar em mobilidade pela primeira vez na história do país.

© PS Guimarães

Também em Guimarães, o Partido Socialista venceu as Eleições Europeias, apesar de uma descida de 2,1 pontos. Os partidos da direita subiram a sua votação, com a Aliança Democrática, (PSD/CDS, agora coligados, Iniciativa Liberal e Chega) e ficarem nas posições seguintes, enquanto que o Bloco de Esquerda e o CDU cairam, comparativamente com as eleições de há cinco anos.

No concelho de Guimarães, em que votaram 65 066 pessoas dos 135 152 inscritos, o PS garantiu conquistou 37,13% dos votos, garantindo a vitória em 37 freguesias do concelho. A AD foi a segunda maior força política ao conquistar 31,41% dos votos dos eleitores vimaranenses,  vencendo em 11 freguesias. Em terceiro lugar apareceu o Iniciativa Liberal com 8,93%. Seguiu-se o Chega com 7,92%, o Bloco de Esquerda com 3,62%, a CDU com 3,09% e o Livre com 2,70%.

A nível nacional, o Partido Socialista venceu a corrida ao Parlamento Europeu com 32,09% dos votos. A AD surgiu na segunda posição com 31,12%. O Chega, a a Iniciativa Liberal, o Bloco de Esquerda obtiveram, respetivamente, 9,79%, 9,07%, 4,25% e 4,12%.

No total foram eleitos 21 deputados que vão representar Portugal no Parlamento Europeu nos próximos cinco anos. O PS garantiu a presença de oito deputados e a AD conquistou sete. O Chega e a Inciativa Liberal terão, cada um, dois deputados no Parlamento Europeu, e o Bloco de Esquerda e a CDU levam apenas um deputado.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES