“PAU DE LODO” – MEMÓRIA DE UM POVO
por Mário Moreira “Pau de lodo” – Memória de um povo […]

por Mário Moreira
“Pau de lodo” – Memória de um povo
“Prometes honrar a Confraria Gastronómica da Carne Barrosã – DOP, privilegiando-a, apreciando e divulgando as suas qualidades?”
– “Prometo!”
Passou recentemente o aniversário da entronização como membro confrade na “Confraria da Carne Barrosâ”.
Após as boas vindas, proferidas pelo seu Mestre, decorreu o ritual da benção de investidura, “O Pau de Lodo”. Uma varada nos ombros, tem como supremo objetivo a solene “promessa” pela preservação e divulgação, deste tesouro gastronómico do Gerês, da serra do Larouco, da serra das Alturas e da Cabreira, privilegiando-a e apreciando as suas peculiares qualidades.
Bovinos de puro sangue português, a carne de raça barrosã, de cor rosada, suculenta, muito tenra, deve o seu nome ao planalto do barroso, um dos mais agrestes climas do país. Uma das suas características, distingue-se de todas as outras pela altura da sua cornamenta. Hoje, a sua produção certificada estende-se pela região do Minho.
Neste privilégio ato de investura, entre os presentes, estiveram personalidades, como: D. Ximenes Belo, Luís Portugal (Jafumega), o Embaixador, Sá Machado…
Nesta inesquecível cerimónia, foram distribuidos os símbolos próprios, referências fundamentais, de uma das confrarias mais relevantes do Norte do País: o distintivo, o estandarte, o traje, a vara…
Foi desta extensa região que partiu em meados do século XIX a mais saborosa alcatra da Europa, para Inglaterra…”carne que fez aguar os súbditos das magestades britânicas…”.
A Carne Barrosã é considerada, DOP – Denominação de Origem Protegida. A carne barrosã é fruto de práticas de produção alheias aos termos modernos. Carne Barrosã é vendida com Certificação de Qualidade com a garantia desde o começo da cadeia de produção, ou seja, desde o nascimento com a inscrição no “Livro Genealógico”.
É sabido que há muitos lugares a vender esta preciosidade num jogo de “gato por lebre”. Sempre que surgirem dúvidas é de elementar justiça questinar ou denunciar às autoridades competentes, em caso de fraude.
“Posta Barrosã”
Limpar a alcatra e cortar em postas com 300gr, aproximadamente. Levar ao lume a grelhar. Virar a carne só quando surgirem gotas de sangue. Este processo tem de ser breve e eficaz. Dispor a carne numa travessa, com fundo de azeite, em local quente e salpicar com sal grosso. Efetuar o molho com os sucos da carne na travessa, alhos picados e gotejar com vinagre de vinho. Este molho, pode ser triturado ou não, em conformidade. Regar a carne com este molho. Guarnecer com grelos salteados ou salada de alface e tomate, batatas cozidas ou a murro. Decorar com raminho de alecrim.
Bom apetite.
Um abraço gastronómico.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 16, 2025
Na manhã deste sábado, 15 de março, foram inaugurados alguns dos trajetos da Ecovia do Ave, nomeadamente os percursos entre o Parque de Lazer de Barco e o Parque de Lazer das Taipas, numa extensão de 2,5 quilómetros, e em Brito, entre a Rua dos 8 Moinhos e um troço de 800 metros.
Março 16, 2025
Este domingo, às 20h30, o Moreirense recebe o Boavista. Uma partida que acaba por ser especial para Bacci, treinador do Moreirense, isto porque marca o reencontro com os axadrezados. Conhecer bem o adversário pode ser um ponto a favor do Moreirense.
Março 15, 2025
Os Conquistadores recebem neste domingo o Estrela da Amadora, pelas 20h30, no estádio D. Afonso Henriques.