PCP assinala 18 anos de despenalização do aborto com apresentação de livro de Álvaro Cunhal
Na próxima quarta-feira, dia 26, pelas 18h00, na Biblioteca Raul Brandão, em Guimarães, terá lugar a apresentação pública do livro “Aborto – Causas e Soluções” de Álvaro Cunhal.

A apresentação contará com a presença de Isabel Camarinha, dirigente sindical, Mariana Silva, dirigente do Partido Ecologista Os Verdes, e Rosa Guimarães, professora e membro da Organização de Guimarães do PCP. A escolha do livro resulta do facto de se assinalar por esta altura o 18º aniversário do referendo da despenalização do aborto em que o «Sim» venceu, em fevereiro de 2007, e a proximidade com o Dia Internacional da Mulher, a 08 março, em que se assinalam os 50 anos da sua primeira comemoração.
“A tese de licenciatura de Álvaro Cunhal “O Aborto – Causas e Soluções”, defendida em 1940, continua a ter atualidade, dado que a questão do aborto, apesar das alterações políticas, económicas, sociais e jurídicas verificadas, continua a ocupar um lugar importante na discussão política dos últimos anos. Em muitos países, permanece o aborto clandestino e inseguro. Noutros, registam-se regressões na legislação. E mesmo onde não se verificam ataques diretos na lei, como no nosso país, o desinvestimento público e a degradação das condições materiais podem comprometem o acesso livre e gratuito ao aborto”, lê-se numa nota de imprensa.
A iniciativa insere-se na 2ª edição do Roteiro do Livro Insubmisso, promovido pela DOR Braga do PCP, que tem percorrido a região de Braga.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 18, 2025
A PSP dá conta que também deteve indivíduos por condução sob efeito de alcool.
Março 18, 2025
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães vão celebrar o seu 148º aniversário ao longo do mês de março e abril com um vasto conjunto de iniciativas, convidando toda a população vimaranense a participar nos vários momentos da festa da Associação Humanitária.
Março 18, 2025
O Vitória vai cumprir, entre amanhã, quarta-feira, dia 19, e quinta-feira, dia 20, em Rebordosa, Paredes, mais uma etapa do Conquistadores on Tour.