PCP propõe passe único de autocarro, comboio e metro nas regiões do Ave, Cávado e Porto
A proposta é apresentada ao governo na discussão, na especialidade, do Orçamento de Estado 2025, e incide na criação do Passe Inter-regional Intermodal.
Entendem os comunistas que, à exceção das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, a evolução Plano de Apoio à Redução Tarifária no conjunto do território nacional “primou por uma insuficiente intermodalidade”. Ou seja, “a redução tarifária aconteceu, mas muitas vezes incidiu numa política de descontos e não tanto no desenho intermodal da rede”.
O PCP diz que esta insuficiência tem duas implicações graves, isto é, “faz com que em muitas regiões o aumento do uso do transporte público se transforme quase proporcionalmente num aumento dos custos públicos com o sistema, pois o desconto e o passe são vistos um a um, e não numa lógica de rede”, lê-se na introdução da proposta.
Além disso, “contribuiu para uma insuficiente atratividade do transporte público”. “Com a recente introdução do Passe Ferroviário Verde (PFV) essas insuficiências ficam ainda mais à vista. Não faz sentido um sistema assente em múltiplos passes, e que desligue a ferrovia dos restantes meios de transporte público. Em todas as regiões do país a intermodalidade com a CP deve ser um objetivo central a alcançar, no caminho para uma total intermodalidade na rede e no sistema de passes”.
Na prática, os comunistas referem que os utentes que agora terão um importante desconto no valor do passe ferroviário, vão continuar a necessitar de outros títulos de transporte para circular a montante ou a jusante do comboio, ou estarão obrigados a usar o transporte individual nessas ligações. “Alguns exemplos mais evidentes deste tipo de movimentos pendulares são Braga-Porto; e Guimarães-Porto. As soluções até hoje implementadas não são plenamente intermodais”, lê-se.
Segundo a proposta do PCP, o processo deve implicar uma negociação entre as duas CIM, a CP, o governo e os restantes operadores de transporte envolvidos e deve decorrer durante 2025, dando prioridade a Braga e a outras regiões, onde esse processo deve estar terminado no primeiro trimestre de 2025.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 4, 2025
Encerrado o mercado de transferências, o Vitória divulgou, ao detalhe, investimentos e encaixes financeiros com as movimentações de jogadores.
Fevereiro 4, 2025
Assinala-se hoje o Dia Mundial de Luta contra o Cancro.
Fevereiro 4, 2025
“Desatar o nó da Habitação” foi o tema da primeira conferência promovida pela candidatura do PS “Afirmar Guimarães”, encabeçada pelo candidato à Câmara, Ricardo Costa.