PCP QUER TRANSPORTE DE DOENTES NÃO URGENTES GRATUITOS A TODOS OS UTENTES DO SNS

 

Carla Cruz, deputada do PCP, esteve esta terça-feira, dia 29 de janeiro, na entrada do Hospital Senhora da Oliveira a falar sobre o projeto de lei do seu partido, que será votado no próximo dia 01 de fevereiro, na Assembleia da República.

O PCP propõe a necessidade da atribuição do transporte não urgente a todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde que dele necessitem, garantindo que o mesmo se faça a título gratuito a todos os que dele precisem por motivos clínicos ou económicos, para consultas, exames ou tratamentos, independentemente do período de duração.

“Nesta legislatura, houve algumas alterações na atribuição e aumentou o leque de utentes que beneficiam do transporte não urgente de doentes, mas é certo que subsistem dificuldades, que têm a ver com os critérios que estão subjacentes à atribuição. Os critérios dizem que os doentes têm que simultaneamente preencher o critério clínico, ou seja haver uma necessidade clínica que leva a que haja necessidade de recorrer a um transporte de ambulância e simultaneamente, a dimensão económica. Ou seja, não podem ter mais do que à volta de 600 euros de rendimento”, disse a deputada, acrescentando que “este caráter cumulativo de critérios impedem que uma grande fatia das pessoas use o transporte”.

De acordo com Carla Cruz, há um estudo de 2017 que indica que “dois milhões de consultas e de exames ficaram por fazer, porque os utentes não tinham capacidade para pagar o transporte não urgente de doentes” a nível nacional. “Quantas vezes muitos doentes vêm na ambulância de urgência mas depois não estão em condições de voltar para casa, ou porque não têm transportes públicos, ou porque a sua condição clínica não é a mais favorável. O acesso à saúde é um direito, e esse direito tem de ser concretizado”, concluiu a deputada.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?