Pedonalização: Faltam pequenos ajustes nos projetos para avançar com obra
“O aumento da pedonalização do centro da cidade é fundamental para devolver a cidade aos cidadãos, e para o comércio local”. Quem o diz é Domingos Bragança.

O autarca espera que os projetos de pedonalização da parte superior do Toural e Alameda de S. Dâmaso, da Rua de Santo António e também a requalificação da Avenida D. João IV, estejam concluídos em breve para que o Município lance os respetivos concursos públicos para a realização das obras.
O presidente da Câmara de Guimarães voltou a frisar a importância de avançar para a pedonalização. “A pedonalização do centro histórico, nomeadamente no Toural, na Rua de Santo António e na Alameda, e a requalificação da Avenida de D. João IV, que também entronca nesta requalificação, é fundamental para a mobilidade suave, devolver a cidade a todos nós”.
Foi mais longe ao afirmar que a pedonalização “é fundamental para quem tem tanto contestado”, isto é, “para o comércio local”. “Quando vejo o comércio de costas voltadas para a restauração, ou a restauração para o comércio, algo vai mal, porque os setores, o comércio, a restauração, a hotelaria, enfim, os bares, os cafés, tudo isto faz parte do ecossistema urbano, do centro da cidade”, disse Domingos Bragança, ele que já vem apelando à cooperação entre associações. “Quando não estão convergentes, não temos bons resultados, e continuo a dizer, para aqueles que são céticos, o modelo que nos chegou até hoje, nas últimas duas dezenas de anos, não deu os resultados ou não está a dar os resultados esperados e quando o modelo não dá resultados esperados, temos que o alterar”, disse o autarca.
Domingos Bragança não deixou passar também a questão da Capital Verde Europeia: “Os conceitos que estão vertidos na conquista do estatuto da Capital Verde Europeia, temos que os seguir, tem a ver com a pedonalização da cidade, ou dos centros mais urbanos, não é só da cidade, também das vilas, e a mobilidade, nomeadamente o BRT”, rematou.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 19, 2025
A associação Curtir Ciência alterou a sua denominação para deixar de fazer referência à Rede Ciência Viva, da qual deixou de fazer parte em março do ano passado, por não preencher as condições.
Abril 18, 2025
Na próxima jornada, a equipa de Moreira de Cónegos recebe o Nacional, dia 27.
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.