Pedro Abrunhosa, Katia Guerreiro e João Tordo no Festival Literário de Guimarães
A 9ª edição do evento decorre de 07 a 12 de março numa fusão entre literatura, música e performance, com o verso de Raul Brandão «Às árvores para dar flor há-de-lhes doer» a servir de âncora e inspiração.

© Pedro Abrunhosa
Adelina Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, sublinhou a importância do festival como um espaço de reflexão e partilha, em que o Húmus “se transforma num momento de encontro entre diferentes expressões artísticas, que cruzam a literatura com a música, o cinema e o debate de ideias”. Para a vereadora, a literatura deve ser acessível a todos e momentos como este são “essenciais para promover a reflexão, estimular a criatividade e criar pontes entre autores, artistas e o público”.
O festival arranca no dia 07 de março com a inauguração da exposição A Pedra de Brandão – O Cinema é um Ato de Fé e com a apresentação do livro Aquilo que o Sono Esconde, de Mafalda Santos. A noite trará uma experiência inédita em Portugal, o Jantar Mistério, onde os participantes assumem personagens de um livro para resolver um crime ficcional.
Nos dias seguintes, o Teatro Jordão será palco de um Torneio de Retórica e de conversas, como A dor é o que mais nos aproxima da vida, com João Tordo e Tânia Ganho. No dia 09, Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, falará sobre o seu percurso, seguido de um cine-concerto com Dada Garbeck e Rodrigo Areias.
O Húmus continua com Conversas Musicadas, momentos intimistas em que os convidados falam da sua obra e carreira com interlúdios musicais ao vivo. Katia Guerreiro (10 de março), Pedro Abrunhosa (11 de março) e Luísa Sobral (12 de março) são os protagonistas.
No encerramento, Luísa Sobral visitará ainda uma escola do concelho para um encontro especial com os alunos.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 23, 2025
A equipa feminina Sub-19 do Vitória foi distinguida com o Cartão Branco, um reconhecimento da Federação Portuguesa de Futebol pelo gesto de fair play demonstrado numa partida a 8 de novembro de 2025.
Dezembro 23, 2025
António Machado, pivot de 21 anos do Vitória, é o primeiro atleta da secção de andebol do clube a ser convocado para o principal escalão da Seleção Nacional.
Dezembro 23, 2025
Ricardo Araújo, recebeu a Luz da Paz de Belém 2025, numa cerimónia simbólica promovida pelo núcleo vimaranense do Corpo Nacional de Escutas (CNE). "O momento visa incentivar a bondade, fortalecer os laços comunitários e levar a paz a todos os que acolhem esta chama especial", diz a autarquia.
Dezembro 23, 2025
Henrique Pereira vai passar o terceiro Natal fora de casa, numa jornada a pé pela Europa.
Dezembro 23, 2025
Alexandra Malheiro tomou posse na passada sexta-feira, 19 de dezembro, como nova presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), para o mandato 2025-2029. A cerimónia revestiu-se de um significado particularmente simbólico, ao decorrer no dia em que a instituição celebrou o seu 31.º aniversário, assinalando simultaneamente o encerramento de um ciclo e o início de uma nova etapa na vida do Politécnico.
Dezembro 23, 2025
O último fim de semana foi positivo e vitorioso para as modalidades do Rei.





