Pedro Abrunhosa, Katia Guerreiro e João Tordo no Festival Literário de Guimarães
A 9ª edição do evento decorre de 07 a 12 de março numa fusão entre literatura, música e performance, com o verso de Raul Brandão «Às árvores para dar flor há-de-lhes doer» a servir de âncora e inspiração.

© Pedro Abrunhosa
Adelina Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, sublinhou a importância do festival como um espaço de reflexão e partilha, em que o Húmus “se transforma num momento de encontro entre diferentes expressões artísticas, que cruzam a literatura com a música, o cinema e o debate de ideias”. Para a vereadora, a literatura deve ser acessível a todos e momentos como este são “essenciais para promover a reflexão, estimular a criatividade e criar pontes entre autores, artistas e o público”.
O festival arranca no dia 07 de março com a inauguração da exposição A Pedra de Brandão – O Cinema é um Ato de Fé e com a apresentação do livro Aquilo que o Sono Esconde, de Mafalda Santos. A noite trará uma experiência inédita em Portugal, o Jantar Mistério, onde os participantes assumem personagens de um livro para resolver um crime ficcional.
Nos dias seguintes, o Teatro Jordão será palco de um Torneio de Retórica e de conversas, como A dor é o que mais nos aproxima da vida, com João Tordo e Tânia Ganho. No dia 09, Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, falará sobre o seu percurso, seguido de um cine-concerto com Dada Garbeck e Rodrigo Areias.
O Húmus continua com Conversas Musicadas, momentos intimistas em que os convidados falam da sua obra e carreira com interlúdios musicais ao vivo. Katia Guerreiro (10 de março), Pedro Abrunhosa (11 de março) e Luísa Sobral (12 de março) são os protagonistas.
No encerramento, Luísa Sobral visitará ainda uma escola do concelho para um encontro especial com os alunos.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 13, 2026
A Universidade do Minho (UMinho) assinala o seu 52.º aniversário no próximo dia 18 de fevereiro, com uma cerimónia solene marcada para as 10h30, no Salão Medieval do edifício da Reitoria, em Braga. A sessão terá transmissão simultânea no canal oficial da instituição no YouTube.
Fevereiro 13, 2026
O Reino da Diversão no Multiusos de Guimarães decorre até 8 de março, prometendo transformar o espaço num verdadeiro parque de experiências indoor para toda a família. A iniciativa volta a apostar na animação, mas este ano convida também os visitantes a embarcarem numa caça ao tesouro pelos museus da cidade, com prémios em créditos para usar nos divertimentos do evento.
Fevereiro 13, 2026
O festival literário HÚMUS regressa entre 7 e 12 de março de 2026 para celebrar a sua décima edição, assumindo-se como um dos momentos mais relevantes da programação cultural do concelho de Guimarães. A apresentação do programa decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão, entidade organizadora do evento, numa sessão conduzida pela vereadora da Cultura, Isabel Ferreira, e pela diretora da Biblioteca, Juliana Fernandes.
Fevereiro 13, 2026
João Mendes e Ndoye estão aptos para o jogo deste sábado, marcado para as 18h00.
Fevereiro 13, 2026
Em partida referente à jornada 19 da competição.
Fevereiro 13, 2026
As restantes iniciativas mantêm-se.





