Pedro Arezes toma posse esta quarta-feira como reitor da Universidade do Minho

O professor catedrático Pedro Arezes toma posse esta quarta-feira, 03 de dezembro, como reitor da Universidade do Minho (UMinho) para o mandato 2025-2029. A cerimónia de investidura tem início às 11h00, no Salão Medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

© UMinho

A sessão contará com o tradicional cortejo académico e as intervenções da presidente do Conselho Geral da UMinho, Maria Assunção Raimundo, do reitor cessante, Rui Vieira de Castro, do novo reitor, Pedro Arezes, e do presidente da Associação Académica, Luís Guedes.

O momento será também marcado por atuações do Coro Académico da UMinho, acompanhado por um Quinteto de Metais constituído por estudantes do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas.

Candidato único ao cargo, Pedro Arezes inicia funções com uma equipa composta pelos vice-reitores António Salgado (Investigação e Política Científica), Cristina Dias (Educação e Organização Académica), João Cardoso Rosas (Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social) e Nuno Castro (Modernização Institucional).

Integram ainda a estrutura os pró-reitores Raul Fangueiro, Lígia Rodrigues, Sandra Dias Fernandes, Tiago Miranda e Carlos Videira, responsáveis por áreas como inovação, cooperação internacional, sustentabilidade e ligação ao território.

Natural de Barcelos e residente em Guimarães há mais de três décadas, Pedro Arezes nasceu em 1972 e formou-se na UMinho, onde é licenciado e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas. A sua carreira académica, iniciada em 1995, inclui o cargo de professor catedrático no Departamento de Produção e Sistemas e de investigador do Centro Algoritmi.

Entre 2019 e 2025, presidiu à Escola de Engenharia da UMinho e desempenhou, durante quase uma década, funções como diretor nacional do Programa MIT Portugal. Com mais de 50 projetos de investigação coordenados e mais de 150 artigos científicos publicados, destaca-se nas áreas da ergonomia, fatores humanos e segurança, tendo colaborado com diversas universidades internacionais e participado em órgãos de avaliação científica de múltiplas agências.

Décimo reitor da UMinho

Pedro Arezes torna-se o 10.º reitor da Universidade do Minho, sucedendo a uma lista que inclui nomes como Carlos Lloyd Braga, João de Deus Pinheiro, António M. Cunha e Rui Vieira de Castro.

A UMinho celebra 51 anos com cerca de 21 mil estudantes, 11% dos quais internacionais, distribuídos por mais de 200 cursos nas suas 12 Escolas e Institutos de Braga e Guimarães.

A academia destaca-se pela liderança nacional em ciência aberta, patentes e sustentabilidade, contando com cerca de 500 projetos de I&D em curso e perto de 3000 investigadores e docentes, incluindo 69 cientistas entre os mais citados do mundo (World’s Top 2% Scientists). Mantém ainda intensa atividade cultural e comunitária, com 1.500 eventos anuais e projetos em várias regiões, incluindo países da CPLP.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS