Pedro Emanuel Pereira em concerto no Ano de Portugal da Casa da Música
Com casa cheia, o pianista vimaranense inaugurou, na sexta-feira, dia 12, a Integral de Concertos para piano de Prokofiev, num concerto com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música, na sala Suggia da Casa da Música do Porto. Com a direção do maestro Stefan Blunier, Pedro Emanuel Pereira interpretou o concerto n.º 5 do compositor russo.
O concerto integrou o programa do Ano de Portugal da Casa da Música, no ano em que se celebram os 50 anos da Revolução de Abril de 1974, mas também os 500 anos do nascimento de Camões e o centenário de Joly Braga Santos. “Uma temporada guiada pela música e pelos músicos portugueses, sejam eles compositores, solistas ou maestros, ou mesmo pelas obras de quem se inspirou em Portugal. Este é o mote para 2024 na Casa da Música”, pode ler-se no site da sala portuense.
Dos cinco concertos para piano de Sergei Prokofiev, que a Casa da Música vai apresentar, coube a Pedro Emanuel Pereira, vencedor do Concurso Internacional Santa Cecília, abrir o ciclo e subir ao palco da Sala Suggia para interpretar o Quinto Concerto com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música. Raúl da Costa apresentará o Concerto n.º 1, Artur Pizarro o n.º 2, Rafael Kyrychenko o Concerto n.º 3 e João Xavier o n.º 4.
O programa incluiu também uma “grande celebração da música portuguesa e dos seus intérpretes”. O maestro titular da Orquestra Sinfónica assinalou o centenário do nascimento de Joly Braga Santos. Apresentou “Paraísos Artificiais”, a obra-prima que introduziu o Modernismo em Portugal e deu o reconhecimento internacional a Luís de Freitas Branco, e recordou ainda o compositor Franz Schreker, que abandonou a Alemanha em 1931 para escapar ao antissemitismo nazi. Veio para o nosso país e por cá ficou até 1933, no Estoril, onde escreveu a abertura para uma grande ópera, Memnon.
Na plateia, entre os convidados, destaque para a presença de Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 9, 2024
Na manhã desta quarta-feira, iria realizar-se a segunda meia final do Torneio de Retórica, no grande auditório da Universidade do Minho. Devido ao mau tempo, e à dificuldade de deslocação dos alunos e professores, o evento foi adiado para data a determinar, adiantou ao Mais Guimarães Francisco Teixeira, presidente da direção da ASMAV.
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.