Pedro Emanuel Pereira: Vimaranense no Ano de Portugal da Casa da Música

Com casa cheia, o pianista vimaranense inaugurou, no dia 12 de janeiro, a Integral de Concertos para piano de Prokofiev, num concerto com a Orquestra Sinfónica residente, na sala Suggia da Casa da Música do Porto. Com a direção do maestro Stefan Blunier, Pedro Emanuel Pereira interpretou o concerto n.º 5 do compositor russo.

© Pedro Emanuel Pereira

O concerto integrou o programa do Ano de Portugal da Casa da Música, no ano em que se celebram os 50 anos da Revolução de Abril de 1974, mas também os 500 anos do nascimento de Camões e o centenário de Joly Braga Santos.

“Uma temporada guiada pela música e pelos músicos portugueses, sejam eles compositores, solistas ou maestros, ou mesmo pelas
obras de quem se inspirou em Portugal. Este é o mote para 2024 na Casa da Música”, pode ler-se no site da sala portuense.

Dos cinco concertos para piano de Sergei Prokofiev, que a Casa da Música vai apresentar, coube a Pedro Emanuel Pereira abrir o ciclo
para interpretar o Concerto Nº5. Raúl da Costa apresenta o Concerto n.º 1, Artur Pizarro o n.º 2, Rafael Kyrychenko o Concerto n.º 3 e João Xavier o n.º 4.

O programa incluiu também uma “grande celebração da música portuguesa e dos seus intérpretes”. Foi assinalado o centenário do nascimento de Joly Braga Santos, apresentada a “Paraísos Artificiais”, obra-prima que introduziu o Modernismo em Portugal e deu o reconhecimento internacional a Luís de Freitas Branco, e recordado ainda o compositor Franz Schreker, que abandonou a Alemanha em 1931 para escapar ao antissemitismo nazi. Veio para o nosso país e por cá ficou até 1933, no Estoril.

© Direitos Reservados

Um dos mais proeminentes pianistas e compositores portugueses da sua geração

Na sua discografia, o pianista vimaranense conta com três álbuns editados. “Russian Journey” – com obras para piano solo de Prokofiev e Rachmaninov; “Sons da Minha Terra” – dedicado em exclusivo a obras originais da sua autoria para piano solo; e “XX-XXI”, gravado
em conjunto com o clarinetista Carlos Ferreira.

Em 2024, o pianista, concertista e compositor, lançará o seu próximo álbum discográfico para piano solo, que contará com música de Bach, Hindemith, Almeida, e obras da sua autoria.

© Pedro Emanuel Pereira

Com Carlos Ferreira, artista Rising Star de 2024, Pedro Emanuel Pereira fará, durante este ano, uma tournée pelas principais salas
europeias, nomeadamente no Barbican Centre, em Londres; Philharmonie de Paris; Elbphilharmonie e Laiszhalle, em Hamburgo; Palau de la Música Catalana, em Barcelona; Het Concertgebouw, em Amsterdão; Musikverein, em Viena; entre outras.

E no âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução portuguesa de 25 de abril de 1974, Pedro Emanuel Pereira criou um projeto que será levado a dez estabelecimentos prisionais de Portugal. O projeto 50’25 – Pelas Prisões de Portugal consiste na criação e performance de 10 obras originais, inspiradas em textos poéticos que serão escritos pelos reclusos de cada estabelecimento prisional.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES