Plásticos e resíduos têxteis representam 97% dos materiais recolhidos nos rios de Guimarães
Ao longo do mês de agosto o Laboratório da Paisagem vai promover uma campanha de sensibilização e consciencialização para a importância de manter os rios livres de plástico, no âmbito do projeto CleanUp4Guimarães.
Desde esta segunda-feira está instalada uma exposição no Largo do Toural, que procura impactar com imagens de alguns resíduos recolhidos recentemente das linhas de água de Guimarães.
Segundo nota do Laboratório da Paisagem, a acumulação de lixo nos ambientes aquáticos, especialmente plásticos, é um problema global que ameaça os ecossistemas, estimando-se que entre 19 a 23 milhões de toneladas de plástico acabem anualmente em lagos, rios e mares.
Em Guimarães, um estudo recente revelou que plásticos e resíduos têxteis representam impressionantes 97% dos materiais recolhidos nas margens dos rios, acrescenta a mesma fonte.
O projeto CleanUp4Guimarães, realizado no âmbito do programa europeu REMEDIES, promoverá a colaboração entre a Câmara Municipal de Guimarães, o Laboratório da Paisagem, a Universidade do Minho e cidadãos para a limpeza das linhas de água de Guimarães e a valorização do plástico recolhido. Esta parceria permitirá identificar pontos críticos de lixo plástico e agir de forma eficaz.
O CleanUp4Guimarães propõe-se a realizar várias atividades como a mobilização de voluntários para a remoção de resíduos do leito e margem dos rios, a colocação de barreiras de retenção de lixo flutuante, sessões práticas e informativas para a comunidade e Brigadas Verdes. Ainda campanhas de sensibilização e consciencialização sobre a importância de manter os rios limpos e livres de plástico.
Os plásticos recolhidos serão segregados, caracterizados e categorizados para reciclagem e reutilização, transformando o problema ambiental numa oportunidade para promover a Economia Circular na região, vinca também o Laboratório da Paisagem. Este projeto promete não apenas melhorar a qualidade dos ecossistemas aquáticos, mas também inspirar outras regiões a adotarem práticas sustentáveis e inovadoras na gestão de resíduos plásticos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 22, 2024
O evento iniciou-se com uma atuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de S. Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.
Dezembro 22, 2024
A Irmandade de São Pedro assinalou este domingo, dia 22, a conclusão da primeira fase das obras de reabilitação na Basílica de São Pedro, no Toural, nomeadamente o restabelecimento do funcionamento do relógio e dos sinos.
Dezembro 21, 2024
O Moreirense sofreu, este sábado, dia 21, a primeira derrota em casa, desta feita frente ao FC Porto, por 0-3.