“Podemos dar o passo de avançar nas medidas de desconfinamento”
Há uma "evolução positiva" na incidência de novos casos, tendo passado de 118 casos para 62,4 casos por cem mil habitantes. O R(t), pelo contrário, continua a aumentar. Contudo, o país permanece na zona verde da matriz de risco.

covid-joana-meneses-barra
Há uma “evolução positiva” na incidência de novos casos, tendo passado de 118 casos para 62,4 casos por cem mil habitantes. O R(t), pelo contrário, continua a aumentar. Contudo, o país permanece na zona verde da matriz de risco.

António Costa afirma que podemos, assim, “dar o passo de avançar nas medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda-feira, dia 5 de abril”.
Deste modo, na próxima segunda-feira reabrirão as escolas para o 2.º e 3.º ciclo e respetivos ATLs, as lojas com até 200 metros quadrados e as esplanadas. Abrem ainda equipamentos sociais na área da deficiência.
Relembrou ainda que, nas esplanadas, os grupos terão de ter um máximo de quatro pessoas e alertou para o uso de máscara, ainda que num espaço ao ar livre.
Feiras e mercados poderão abrir, de acordo com a decisão de cada município.
As modalidades desportivas “de baixo risco” passam a poder ser praticadas e os ginásios reabrem, sem aulas de grupo. A atividade física ao ar livre é permitida até quatro pessoas.
Museus, palácios, monumentos e galerias também abrirão.
Evitar “uma Páscoa infeliz”
O primeiro-ministro relembrou que “o tradicional almoço de Páscoa deve ser mesmo evitado”, para “evitar que esta Páscoa possa ser uma Páscoa infeliz”.
António Costa pede que os convívios sejam apenas com “as pessoas com quem coabitamos”.
A circulação entre concelhos está proibida até ao final do dia de segunda-feira.





