Polvoreira ganha novo equipamento social com creche, centro de dia e apoio domiciliário
A freguesia de Polvoreira passou na quarta-feira, 30 de julho, a contar com um novo equipamento social. A Creche Mais Polvoreira, da Cooperativa Mais Polvoreira – Solidariedade, Educação e Empreendedorismo Social, foi oficialmente inaugurada ao fim da tarde, marcando o início de uma nova resposta integrada para crianças, seniores e famílias da região.

© CMG
O projeto, financiado em 652 mil euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num total de 833 mil, ocupa as instalações requalificadas da antiga escola da Valinha, “mantém o esqueleto da antiga escola, mas o interior foi totalmente transformado” vincou Carlos Oliveira, e integra três valências: creche, centro de dia e serviço de apoio domiciliário. No total, o novo equipamento irá acolher 84 crianças em creche, 60 utentes em centro de dia e prestará apoio domiciliário a 140 pessoas, a partir de setembro.
Na cerimónia de inauguração, o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Oliveira, recordou os desafios enfrentados durante o processo: “A obra foi a concurso cinco vezes até ser adjudicada. Foram quatro anos de esforço, mas hoje é um grande dia para Polvoreira.”
Carlos Oliveira revelou ainda que a procura tem superado as expectativas: “As vagas para a creche estão esgotadas e o centro de dia já está com 90% de ocupação. Também temos recebido muitos pedidos para o apoio domiciliário e pessoas que querem trabalhar connosco.”
A presidente da direção da cooperativa, Marta Bragança, sublinhou o compromisso da instituição com os valores que orientam o projeto: “Este é um primeiro passo num percurso que queremos fazer com rigor, ética, solidariedade e partilha.”
Presente na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destacou a importância da nova estrutura no contexto das políticas sociais do concelho. “A população está a crescer e precisamos de respostas especializadas no escalão dos 0 aos 3 anos. Esta é uma resposta essencial para as famílias.”
A nova valência permitirá a criação de 27 postos de trabalho e irá também servir também freguesias vizinhas.