“Por cima destas árvores fermosas” reúne especialistas ligados a este património natural e cultural
Colóquio sobre património arbóreo em Portugal decorre ao longo dos dias 13 e 14 de dezembro na Casa da Memória de Guimarães.
Ns próximos dias 13 e 14 de dezembro A Oficina e o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) associam-se para organizar um encontro em torno do património arbóreo em Portugal. Dando espaço à comunicação de projetos centrados no estudo de árvores com especial significado cultural, histórico, ecológico e paisagístico, este colóquio abre espaço para a apresentação da nova edição da “Veduta” que focará o mesmo tema, com os contributos dos oradores convidados para este encontro a serem vertidos de forma escrita nesta publicação anual d’A Oficina dedicada, através de pesquisas e projetos, a vários temas relacionados com o património cultural.
Vários especialistas da área ligados a este património constituído pelas árvores juntam-se na Casa da Memória ao longo da próxima segunda-feira, 13 de dezembro, para explorar e debater o panorama arbóreo do nosso país, entre as 09h30 e as 17h30, contando, para além d’A Oficina, com a intervenção de diversos membros pertencentes a estruturas dedicadas a esta temática.
Haverá ainda uma Visita ao Território, no dia 14, terça-feira, entre as 09h30 e as 12h30, que se consuma no Roteiro das Árvores-Memória.
Esta será igualmente a ocasião para realizar a apresentação da edição XV da “Veduta”, uma revista anual fruto de trabalho desenvolvido pela vertente de Património e Artesanato d’A Oficina, dando conta, nesta publicação, de estudos e projetos que se têm desenvolvido dentro das várias vertentes do património móvel, imóvel e imaterial.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 17, 2025
Tiago Freitas subiu ao pódio na São Silvestre da Trofa e Catarina Borges conquistou a vitória na categoria Sub-23 feminino da Corrida de Ano Novo em Esposende.
Janeiro 17, 2025
Com o mesmo lema, "Venha quem vier, o Carnaval é em Pevidém", foi apresentado esta sexta-feira, dia 17, o programa deste evento que é já marca da vila.
Janeiro 17, 2025
Guimarães investe em duas empreitadas de beneficiação de pavimentos em importantes arruamentos do concelho, com o objetivo de "melhorar as condições de circulação, garantindo maior segurança e qualidade na mobilidade rodoviária", nomedamente em Selho S. Lourenço, S. Torcato e Selho S. Jorge.