Portugal 900 Anos 900 Sopas | Festa do Caldo do pote de Sabariz. Leva ao lume sabores da cozinha
Portugal à mesa com Mário Moreira. Desde 2012, a Junta de Freguesia de Sabariz, tem vindo a realizar a "Festa do Caldo do Pote de Sabariz", evento, que se enquadra na "Rota das Colheitas" do concelho de Vila Verde, até novembro.

@ Mário Moreira
Sabariz, engalanada para mais um dia de festa em honra das suas memórias, efetuou o convite para uma tarde-noite de sábado cheia de sabores do campo onde os caldos e sopas com saberes ancestrais desafiaram o palato dos visitantes a comerem e a descobrirem sabores antigos, onde não faltaram as pataniscas, os enchidos, as bifanas e os vinhos da região. Ao longo da tarde os caldos foram preparados e cozinhados, lentamente, para cozer as carnes e os grãos em pontes de pequenas e grandes dimensões no crepitar das brasas ao som das concertinas com desgarradas.
Cada pote conta uma história, com sabores que despertam as memórias vindas dos nossos antepassados, 27 caldos e sopas diferentes, como diferentes os formatos e feitos (entre 25 a 150 litros) dos potes de ferro sobre a madeira que arde, lentamente acarinhada por homens e mulheres de diversas profissões, ajudados por dezenas de voluntários que, serviram mais de dois mil litros de caldos e sopas. Quando uma receita é preparada pelas mãos de quem aprendeu com a geração anterior, não estamos diante de um simples procedimento culinário, mas diante de um património vivo.
Antes de existir um prato, existe uma história, antes de uma receita existe um saber. Muito antes da iguaria chegar à malga, existe o trabalho mental e braçal, o empenho e amor pelo que se faz, em honra dos que partiram. Resgatar o significado do trabalho braçal na culinária é também devolver a dignidade de quem prepara e produz, transmitindo, deste modo, a cultura alimentar saudável às novas gerações.
Neste processo de cozinha lenta não há lugar a produtos enlatados ou a varinha mágica. As tradições do mundo rural estiram à mesa juntando crianças e mais velhos, saboreiam-se as carnes de porco, javali, enchidos, vaca, galinha, em combinações com as hortaliças e vegetais, mas também a farinha, o pão e castanhas fazem parte da grande oferta de ingredientes para uma noite em homenagem aos caldos e sopas do pote. Da grandiosa oferta de caldos: o caldo verde, da sopa da pedra, caldo de repolho com feijão branco, caldo à camponesa, caldo à lavrador, caldo rabo de boi, caldo de ossobuco com feijão moleiro, caldo de lentilhas, caldo de feijão vermelho, caldo de javali, caldo de migas com feijão, caldo da aldeia, caldo de tomate, caldo de feijão meirinho com castanhas, caldo saloio, caldo de galinha, caldo de ministros, caldo delicioso de bacalhau.
Dos 5 caldos que provei o de feijão meirinho com castanhas foi o meu de eleito. O pequeno recinto encheu-se de cidadãos vindos de várias localidades desfrutar da gastronomia e agradecer o esforço e empenho destes homens e mulheres que mantêm bem viva a tradição milenar das nossas sopas. Eu fiquei fã do evento, não faltarei para o próximo. Um bem-haja ao Presidente da Junta de Freguesia de Sabariz, Sr. Mário Fernandes e a toda a sua equipa, pelo magnífico evento.
Bom apetite! Um abraço gastronómico





