Portugal volta a liderar os World Tourism Film Awards e é o país mais premiado em 2025
Portugal voltou a destacar-se nos World Tourism Film Awards ao conquistar oito prémios na edição de 2025, realizada pela primeira vez em território nacional, em Guimarães. Pelo terceiro ano consecutivo, o país assumiu a liderança do ranking, reforçando a sua posição como referência mundial na comunicação turística.

© Cifft
Entre as 32 produções distinguidas e provenientes de 17 países, Portugal foi o país com mais galardões, tendo alcançado o primeiro lugar na categoria “Produtos Turísticos” com o filme Portugal’s Unwritten Recipe, do Turismo de Portugal. A mesma produção foi ainda distinguida com o CIFFT Tourism Press Award, atribuído por um painel internacional de jornalistas especializados em turismo.
O Município do Fundão, o Município de Manteigas, o Município de Oleiros, a CIM Região Beiras e Serra da Estrela e a Portugalntn, Lda, também figuram entre os premiados, comprovando a diversidade criativa e a qualidade da produção audiovisual nacional dedicada à promoção turística.
A cerimónia, que decorreu esta semana em Guimarães, no Teatro Jordão, revelou os melhores filmes do mundo nas categorias de Serviços Turísticos, Produtos Turísticos, Promoção de País, Promoção de Região e Promoção de Cidade, reunindo representantes nacionais e internacionais do setor.
A nível global, países como Espanha, Suíça, Áustria, Dinamarca, Colômbia, Japão, Indonésia, Equador ou Bósnia e Herzegovina estiveram também entre os vencedores. A Suíça venceu em Promoção de País, a Colômbia dominou Promoção de Região e Espanha liderou Promoção de Cidade, partilhando ainda o topo de Serviços Turísticos com a Áustria.
A edição de 2025 assinalou igualmente o lançamento dos GreenWorking Awards, a nova distinção dedicada à sustentabilidade, promovida em parceria com a agência espanhola Normmal e com o envolvimento da Organização Mundial do Turismo. Espanha, Indonésia e Equador foram os países premiados nesta estreia dedicada ao turismo responsável.
Para Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, receber o evento representou “a melhor forma de reforçar a atração turística do território e prolongar a estadia de quem visita a região, gerando mais vida urbana e dinamismo económico”.
Já Alexander V. Kammel, diretor do CIFFT, sublinhou a “excelência e o impacto internacional das produções distinguidas” e destacou a relevância de celebrar o evento em Guimarães. Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, considerou que “a realização da cerimónia na cidade vimaranense projetou internacionalmente a região”.
Com oito distinções e uma forte presença em várias categorias, Portugal consolida o seu contributo no panorama mundial da comunicação turística e reforça uma estratégia baseada na inovação, criatividade e sustentabilidade do setor.

© Cifft
VENCEDORES POR CATEGORIA:
SERVIÇOS TURÍSTICOS
1.º lugar – NURI – The Secret of Nuri (Áustria)
1.º lugar – Centro Danza Matadero (Espanha)
2.º lugar – SWISS Connecting Cultures (Suíça)
3.º lugar – Feel With Us (PORTUGALNTN, Lda)
3.º lugar – Hilton Kyoto (Japão)
4.º lugar – You do you (Espanha)
5.º lugar – You gotta see this! – Depot History Center (Polónia)
PRODUTOS TURÍSTICOS:
1.º lugar – Portugal’s Unwritten Recipe (Turismo de Portugal)
2.º lugar – Cando Volves? (Espanha)
3.º lugar – Red Cherry (Município do Fundão)
4.º lugar – Slovenian Culture: A bonfire of creativity, art, and craft. (Eslovénia)
5.º lugar – Speechless (Município de Manteigas)
PROMOÇÃO DE PAÍS:
1.º lugar – Falling for Autumn (Suíça)
2.º lugar – Uncover Your Wild Side (Montenegro)
3.º lugar – Visit the Original Sweden (Suécia)
4.º lugar – Portugal is Art (Turismo de Portugal)
5.º lugar – Bhutan Believe (Butão)
PROMOÇÃO DE REGIÃO:
1.º lugar – Discover La Guajira (Colômbia)
2.º lugar – Alps at their very best. Routine off. Relaxation on. (Áustria)
3.º lugar – The hills are (still) alive – On the tracks of The Sound of Music with Nicholas Hammond (Áustria)
4.º lugar – A Breathtaking Journey (Dinamarca)
5.º lugar – Seen from the sky there is something that unites us. (CIM Região Beiras e Serra da Estrela)
5.º lugar – Would You Believe It? (Espanha)
PROMOÇÃO DE CIDADE:
1.º lugar – Conil, donde se abrazan tierra y mar (Espanha)
2.º lugar – Visit Sarajevo – Where Cultures Embrace (Bósnia e Herzegovina)
3.º lugar – Düsseldorf. More than a pitch (Alemanha)
4.º lugar – Be embraced. (Município de Oleiros)
5.º lugar – Zagreb All-Inclusive (Croácia)
CIFFT TOURISM PRESS AWARD:
1.º lugar – Portugal’s Unwritten Recipe (Turismo de Portugal)
GREENWORKING AWARDS
GREENWORKING PRODUCTION
1.º lugar – Madre Tierra (Espanha)
GREENWORKING MESSAGE
1.º lugar – AMAN (Indonésia)
GREENWORKING GLOBAL
1.º lugar – La Guapa: Flavors with Purpose from the Forests of Mashpi (Equador)





