Possível meteorito em explosão avistado a partir de Guimarães
São vários da relatos de vimaranenses que avistaram ao final da tarde deste domingo, pelas 18h30, este fenómeno, marcado por uma luz intensa, a que se seguiu um rasto de fumo no céu.
Aparentemente, terá sido um meteorito que explodiu na entrada da atmosfera terrestre.
Note-se que, a maior parte dos meteoritos, também designados por bólides, que entram na atmosfera, desintegram-se por completo.
Bólides são designados pela Astonomia como “grandes blocos de matéria cósmica que se fragmenta na atmosfera terrestre e origina aerólitos, meteoritos ou uranólitos, que caem para a Terra, na forma de globos brilhantes que por vezes deixam um rastro luminoso”.
Este fenómeno foi avistado não só em Guimarães como em toda a região do Minho, Douro Litoral e em Trás-os-Montes, conforme relatos de vários internautas.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 22, 2024
Entre domingo e segunda-feira a região norte do país vai ser atingida por uma superfície frontal fria, que trará vento e chuva, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Novembro 22, 2024
“Musseque”, de Fábio Januário, é um dos projetos vencedores da 2ª edição do Projeto Casa, uma iniciativa promovida pel'A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo e o Cineteatro Louletano. Vai poder assistir na noite de sábado, dia 24, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 21h30 e ainda há bilhetes.
Novembro 22, 2024
A sessão conta com 32 pontos na ordem do dia para discutir e votar e vai acontecer a partir das 21h00, no Auditório da Universidade do Minho, em Azurém.