Abril com cantigas de maio
Posto de abastecimento de combustíveis de Covas pode vir a ser Monumento de Interesse Público

A proposta foi apresentada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

posto combustivel covas
© Direitos Reservados

O posto duplo de abastecimento de combustíveis de Covas, no lugar do Salgueiral, freguesias de Creixomil e Urgeses, Guimarães, pode vir a ser um Monumento de Interesse Público. A proposta foi apresentada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), conforme publicado em publicado em Diário da República (DR), esta sexta-feira, 8 de abril.

A DRCN concluiu tratar-se de “um exemplar de arquitetura, bem ilustrativo do processo conceptual e criativo do arquiteto Fernando Távora”.

“Nomeadamente de um momento em que a afirmação de modernidade e o seu posicionamento em relação aos valores da cultura e da arquitetura interacional dialogam com a necessidade de fundamentar e ancorar as suas intervenções na realidade, na especificidade dos locais, na consciência das suas condicionantes e do valor cultural e social decorrente da própria intervenção”, lê-se no texto da proposta de classificação da Fundação Marques da Silva, subscrito pela DRCN.

Esta entidade reconheceu no posto de combustível “um valor patrimonial digno de classificação”, evocando critérios de “valor estético, técnico e artístico da obra, o génio do respetivo criador e a conceção arquitetónica e a sua relevância no campo da história da arquitetura portuguesa”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Cantigas de Maio
Jom
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES