Posto de combustível de Covas é Monumento de Interesse Público
Publicado esta terça-feira em Diário da República.

O posto duplo de abastecimento de combustíveis de Covas, projetado pelo arquiteto Fernando Távora, foi classificado como Monumento de Interesse Público, esta terça-feira. Recorde que a proposta foi apresentada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), conforme publicado em publicado em Diário da República (DR), a 8 de abril.

“Embora o edifício se encontre parcialmente adulterado por intervenções posteriores, considera-se que não se encontra perdida a sua capacidade evocativa do projeto original, onde o granito local, o betão e o ferro se conjugam com a envolvente natural para compor uma obra de grande valor formal e conceptual, bem ilustrativa do alcance da obra de Fernando Távora e do seu posicionamento em relação aos desafios colocados pela arquitetura moderna”, lê-se em Diário da República.
A classificação reflete os critérios relativos ao “carácter matricial do bem, ao génio do respetivo criador, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, e às circunstancias suscetíveis de acarretarem diminuição ou perda da sua perenidade ou integridade”.
O Posto Duplo de Abastecimento de Combustíveis de Covas, situado numa das entradas de Guimarães, é uma obra da autoria do arquiteto Fernando Távora enquadrada num plano de localização de postos de abastecimento que lhe fora encomendado pela SACOR, em 1957. Projetado entre 1959 e 1961, e concluído em 1967, é composto por dois postos implantados em parcelas fronteiras, na encosta do vale de Creixomil.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 6, 2025
Samu Silva, médio do Vitória, ficará afastado dos relvados durante os próximos quatro meses, na sequência de uma fratura na tíbia esquerda.
Maio 6, 2025
Os bilhetes para o jogo da equipa feminina do Vitória frente ao Rio Ave estarão disponíveis, de forma gratuita, a partir desta quarta-feira, 07 de maio. A entrada é exclusiva para sócios com as quotas em dia, mediante levantamento prévio no Atendimento ao Associado do Estádio D. Afonso Henriques.
Maio 6, 2025
A conferência decorre até quinta-feira, 08 de maio, reunindo especialistas, decisores políticos e representantes de cidades comprometidas com a liderança europeia na transição climática.